Skip to main content

ALGUMAS RECEITAS VEGETARIANAS PARA SUAS FESTAS

By 22 de dezembro de 2020Nutrição

Você é seu melhor investimento: Cuide-se…..

FESTAS…. CEIAS….. COMO PASSAR POR ELAS SEM FICAR SEM ELAS? (2020)

FESTAS…. CEIAS….. COMO PASSAR POR ELAS SEM FICAR SEM ELAS? (2020)

Meu objetivo com estas informações, certamente,  não é  privar ninguém  das delicias da mesa; Pois tudo é permitido e nada é proibido desde que haja moderação.

Deixar de consumir  da mesa quando ela está mais farta e enfeitada, quando todos festejam o prazer de comer, é submeter-se a um duplo castigo, a uma tortura que trará  tristeza e  insatisfação. Sem contar, que  normalmente, o fato de não resistir, traz um enorme sentimento de culpa. Digo-lhes que este procedimento  só colabora para desequilibrar o organismo, e estes sentimentos não contribuem para manter a silhueta saudável. A preocupação deve ser menos com os quilos ganhos nesse período, e mais com as práticas alimentares ao longo das semanas e meses seguintes. O equilíbrio do organismo não vai ser alterado por um deslize em uma ou outra refeição, mas sim por hábitos cotidianos que incluem a reeducação alimentar, ou seja, aprender o que, quanto e como comer, não apenas em períodos de dieta mas para vida toda. Essa regra de conduta vale certamente para as refeições ao longo do ano, quando as comidas gordurosas, os empanados e hambúrgueres costumam sobrepor-se aos pratos de salada, legumes e peixes. O importante é que as refeições saudáveis predominem sobre as eventuais recaídas. Uma feijoadinha só não vai estragar o verão. Assim como os excessos de fim de ano não comprometem a conduta de boa alimentação que se adotou ao longo do ano, ou que se pretende  adotar. O PREJUDICIAL NÃO COSTUMA SER O QUE SE CONSOME NO NATAL E ANO NOVO MAS SIM NO PERÍODO ENTRE AS DUAS FESTAS. A PALAVRA CHAVE É MODERAÇÃO!!!!O ORGANISMO SABE COMPENSAR OS DESCUIDOS OCASIONAIS QUANDO O COTIDIANO É MANTIDO COM ALIMENTAÇÃO BALANCEADA. 

Estando bem consigo mesmo((a), saberá equilibrar o prazer e o excesso. A relação com a comida deve ser a mais natural e agradável possível. Sofrimentos não fazem perder peso, apenas aumentam a cota de insatisfação. Para aqueles que se preocupam ou pensam em adotar práticas alimentares saudáveis, a ceia do Natal e as festas de Ano Novo não representam risco algum para sua silhueta e para sua saúde. A melhor receita nesse caso é comemorar, desde que haja bom senso.

Beba bastante água. Quem está mal hidratado sente mais fome, pois o alimento é uma forma indireta do organismo reter água e por isso emite mensagem para que você coma.Se for possível ofereça-se para levar um prato de baixa caloria para a festa. Assim você terá certeza de que poderá comer outras coisas sem ser carnes gordurosas; Mantenha distancia de alimentos que não necessitem de talheres para comer. Desta forma você elimina escolhas gordurosas e altamente calóricas como salgadinhos, biscoitos, bolos, pães de queijo e pizzas. Ao servir seu prato, comece servindo-se de alimentos mais saudáveis. Desta maneira vai sobrar menos espaço no prato para as comidas gordurosas. É importante também mastigar bem os alimentos. Quem come muito rápido, além de ter uma digestão mais demorada, deixa de saborear o alimento e acaba comendo uma quantidade maior. Mas se mesmo assim você acabou abusando e comendo muito, não cometa outro erro de ficar sem comer nada no dia seguinte. Uma dica é passar o dia bebendo bastante água e ingerindo frutas, saladas e queijos magros.

DICAS PARA UMA CEIA SAUDÁVEL 
No  Brasil, a ceia é composta basicamente por uma mistura de pratos tradicionais europeus. Acontece que nos países da Europa, o natal acontece no inverno, e aqui no Brasil em pleno verão. Por isso, os pratos europeus são mais calóricos, elaborados com carnes gordas, nozes, frutas secas, etc. 
Para manter a tradição da ceia, não é necessário abolir os princípios nutricionais. É  possível criar uma ceia de Natal leve, sem excesso, abusando de temperos e ervas finas. A grande variedade de legumes e frutas cultivados no Brasil, permite enfeitar pratos típicos das festas. ,tornando-os mais apetitosos e saudáveis. As frutas podem também ser uma excelente opção de sobremesa ou fazer parte de saladas mistas e coloridas.Evite ir à festa de estomago vazio. Se for com muita fome, fatalmente comerá em excesso.O que comer: feijões, amendoim, oleaginosas preparações com seitan , saladas verdes, frutas da estação (manga, pêssego, ameixa, uva, etc), legumes diversos, arroz e farofa elaborados com vegetais picadinhos (adicione frutas à farofa), sobremesas (frutas frescas, gelatinas, o tradicional Panetone – com moderação). Frutas secas (uvas passas, tâmara, ameixa, damasco) e sementes (pistache, nozes, castanha, avelã, pecan), podem ser consumidos desde que haja moderação.

O que beber: sucos naturais, chás, muita água, e até duas taças de champagne e vinho nos dias de festa.  Observe as calorias das bebidas

– Batidas: 1 copo (100ml) tem 251 Kcal;
– Caipirinha de vodka: 1 dose (100ml) tem 162
– Cervejas: 1 copo (150ml) tem entre 45 a 90 kcal;
– Champanhe: 1 taça (100ml) tem 110Kcal.
– Gim: 1 dose (30ml) tem 60Kcal.
– licores: 1 cálice (20ml) tem 69Kcal.
– Vinho branco doce: 1 taça (100ml) tem 142Kcal.
– Vinho branco seco: 1 taça (100ml) tem 85Kcal.
– Vinho tinto: 1 taça (100ml) tem 65Kcal.
– Vodka: 1 cálice (30ml) tem 72 Kcal.
– Whisky: 1 dose (100ml) tem 240Kcal.

O que evitar: frituras, salgadinhos, alimentos muito condimentados, embutidos, maionese, queijos gordos (gorgonzola, provolone, cheddar, etc), massas com creme ou molhos cremosos (prefira molhos à base de tomate), creme de leite, catupiry, chantilly, refrigerantes e bebidas alcoólicas em excesso. Para finalizar, importante salientar que depois da muito natural comilança de fim de ano, o importante é retomar logo no início do ano novo, as práticas alimentares saudáveis do dia a dia, ou seja, evitar o consumo excessivo de gorduras e carboidratos simples (açúcar, doces, pão comum, batata, arroz branco), aumentar o consumo de alimentos como frutas, hortaliças, cereais integrais, e dar preferências para queijos magros  e laticínios desnatados. 

CHÁ DA CASCA DA LARANJA APÓS REFEIÇOES  GORDAS AJUDA MIUITO……

Para finalizar, importante salientar que depois da muito natural comilança de fim de ano, o importante é retomar logo no início do ano novo, as práticas alimentares saudáveis do dia a dia, ou seja, evitar o consumo excessivo de gorduras e carboidratos simples (açúcar, doces, pão comum, batata, arroz branco), aumentar o consumo de alimentos como frutas, hortaliças, cereais integrais, e dar preferências para carnes magras e laticínios desnatados. 

DICA PRECIOSA: ANTES DE SAIR PARA A CEIA, CUIDE COM CARINHO DE SEU ESTÔMAGO: PREPARE UMA CLOROFILA: COM COUVE, ERVA-DOCE PLANTA OU SEMENTES,  LIMAO,  UMA COLHER DE SOBREMESA DE CHIA MEIO COPO DE AGUA, + MEIA MAÇÃ COM CASCA CONSUMA ANTES DE SAIR. (Lhe dará saciedade )

Ou consuma uma colher de sobremesa de sementes de chia  (diretamente na boca em seguida água, em contato com os líquidos no interior do estômago forma uma espécie de ‘gel’  evitando que consuma demasiadamente os alimentos Ou consuma meio abacate com azeite de oliva e chia…..

AO RETORNAR DA FESTA,  CONSUMA UMA SALADA VERDE (PREFERENCIALMENTE  CHICÓRIA OU ALMEIRAO) SEM TEMPEROS. (Funciona como o chá de marcela da vovó) é ótimo digestivo Ou prepare o seguinte chá: 1 colherinha de café de:  de erva-doce, macela, camomila, deixa 10 minutos e consome antes de deitar.

O DIA SEGUINTE, O QUE FAZER?

Ao ingerir alguns alimentos que normalmente não o faz na sua dieta, pode ter a sensação de empachamento ou dificuldade de digestão. Uma boa dica é um colherinha de bicarbonato de sódio logo em seguida da refeição. (os hipertensos não devem abusar deste recurso) Se acordar com a boca amarga  no dia seguinte, consuma suco de um limão puro com  pouquíssima água. Isto ativará seu fígado, que com certeza cobrecarregou-se com carnes e sobremesas. É   fundamental é  consumir bastante líquido. Após uma boa noite de sono comece o dia se hidratando com um suco antioxidante.
A combinação de folhosos verde-escuros e frutas cítricas fica muito saborosa, colorida e refrescante além de trazer benefícios à saúde.
Experimente os sucos de maracujá batido com couve e limão, laranja batida com espinafre e o tradicional abacaxi com hortelã. Prefira alimentos alcalinos pois diminuindo a acidez do corpo é possível melhorar a retenção de líquidos, o sistema imunológico, a absorção  de vitaminas e minerais são eles: melão, melancia, salsa, espinafre, brócolis, couve, batata doce, pepino e o gengibre, arroz integral, salsão,.
Os sucos ricos em beta-caroteno e vitamina C também são deliciosos: maçã com cenoura e limão, laranja com cenoura, laranja com cenoura e beterraba, mamão com laranja, mamão com laranja e limão.(em açúcar e sem adoçante!!!) Em todos pode usar folhinhas de hortelã.

• Chá verde, erva-doce, melissa, cavalinha, camomila ou cidreira  . . . .Água aromatizada (coloque 1 col./sopa de folhas de hortelã em 1 copo/200 ml e deixe descansar por 2 horas. Acrescente gelo.) • Refresco de gengibre (misture 1 litro de água e 1 col./sobremesa de gengibre ralado. Ferva por 10 minutos. Beba gelado.) • Refresco de abacaxi (misture 1 litro de água, 1 prato/sobremesa de casca de abacaxi e 1 col./sopa de folhas de hortelã fresca. Ferva por 10 minutos. Beba gelado.) • Limonada sem açúcar.

UMA BOA CAMINHADA AO AR LIVRE, CERTAMENTE CONTRIBUIRÁ PARA  ELIINAR TOXINAS ATRAVÉS DO SUOR

COLOCAR OS PÉS NA TERRA OU ABRAÇAR UMA ÁRVORE LHE RESTITUIRÁ O EQUILIBRIO DAS ENERGIAS

RESPIRAR PROFUNDAMENTE:INALAR,  RETER, EXPIRAR PELAS NARINAS, EQUILIBRARÁ SEU YIN YANG. REPITA POR 7 VEZES

ALGUMAS RECEITAS – 

Algumas sugestões  de ceias, e alguns pratos saciantes              

ARROZ DE NATAL 3 colheres (sopa) de azeite ½ xícara (chá) de pimentão vermelho cortado em cubos pequenos ½ xícara (chá) de pimentão amarelo cortado em cubos pequenos ½ xícara (chá) de cebola picadinha (1 cebola pequena) 1 colher (chá) de alho picadinho (2 dentes de alho) 1 tablete de caldo de legume 2 ½ xícaras (chá) de água½ xícara (chá) de vinho branco seco 2 xícaras (chá) de arroz cru ½ xícara (chá) de champignons em conserva e escorridos cortados ao meio ½ xícara (chá) de azeitonas verdes sem caroço e cortadas ao meio 1 xícara (chá) de cenoura cortada em cubos pequenos ¼ xícara (chá) de ervilha congelada ¼ xícara (chá) de castanha de caju picada ¼ xícara (chá) de damasco picado ¼ xícara (chá) de uvas passas pretas 1 colher (sopa) de sal

FAROFA DE FORNO

100 g de manteiga em cubinhos (meia xícara de chá)

1 xícara de chá de abacaxi picado (200 g)

½ xícara de chá de ameixa picada (100 g)

½ xícara de chá de nozes (50 g)

3 xícaras de chá de farinha de mandioca (600 g)

1 sachê  de caldo de legumes (opcional)

50 g de alho granulado (um quarto de xícara de chá)

salsinha picada e sal a gosto

50 g de manteiga em cubinhos

1 xícara de chá de cebola picada (1 cebola média)

1 xícara de chá de proteina de soja graúda  picada (130 g)

1 – Espalhe numa assadeira (39 cm X 28 cm) 100 g de manteiga em cubinhos, 1 xícara de chá de abacaxi picado, meia xícara de chá de ameixa picada e meia xícara de chá de nozes.

2 – Por cima salpique 3 xícaras de chá de farinha de mandioca por toda assadeira.

3 – Sobre a farinha espalhe 2 sachês de caldo de legumes, 50 g de alho granulado, salsinha picada e sal a gosto.

4 – Distribua 50 g de manteiga em cubinhos, 1 xícara de chá de cebola picada e 1 xícara de chá de proteína de soja  picada  e leve ao forno médio pré-aquecido a 180° C por mais ou menos 35 minutos. Retire do forno, misture a farofa e sirva em seguida.

FAROFA FUNCIONAL DE  CASCA DE FRUTAS

1 xícara Casca de banana e pêssego ou de manga alho cebola e temperos que goste cenoura e uva passa

ABOBRINHA A PROVENÇAL

1,5 kg de abobrinha italiana cortada em rodelas chanfradas com 1cm de espessura
120 g de pimentão vermelho em cubos
120 g de pimentão amarelo em cubos

120 g de pimentão verde em cubos
750 g de tomates-cereja inteiros
Para o refogado:
1/4 de xícara de azeite de oliva extra-virgem

2 colheres (sopa) de alho picadinho
1 e 1/2 colher (sopa) de sal
1/2 xícara de manjericão roxo picado grosseiramente

1/2 xícara de salsinha picada grosseiramente
1/2 xícara de cebolinha picada
1/2 xícara de rama de erva-doce picada grosseiramente
Para a finalização:
1 e 1/2 colher (sopa) de raspas de limão-siciliano
1/2 colher (chá) de pimenta-do-reino moída na hora. Aqueça bem uma chapa ou frigideira para grelhar os legumes. Os legumes devem ser grelhados em separado, borrifando apenas um pouco de óleo na chapa quente antes de grelhar cada um deles. A ordem para grelhar é a seguinte: tomates-cereja; pimentões e por último, a abobrinha. Reserve. Em uma panela de fundo largo, faça o refogado com o azeite, o alho, o sal, o manjericão, a salsinha, a cebolinha e a erva-doce. Refoque bem rapidamente e, em seguida, acrescente o pimentão e a abobrinha já grelhados e refogue mais um pouco. Desligue o fogo e acrescente os tomatinhos grelhados. Misture delicadamente. Sirva finalizado com as raspas de limão e a pimenta-do-reino.

LENTILHA COM CEBOLA E PIMENTÃO 

 Ingredientes :
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 xícara (chá) de lentilhas
1 pimentão vermelho cortado em rodelas
1 pimentão amarelo cortado em rodelas
sal e pimenta-do-reino branca a gosto
1 pimentão verde cortado em rodelas
1 cebola cortada em rodelas
1 dente de alho amassado

Modo de Preparo:
Lavar as lentilhas em água corrente, colocar em uma tigela e adicionar 500 ml de água.
Cobrir a tigela com filme plástico e deixar de molho de um dia para outro. No dia seguinte, escorrer a água e colocar a lentilha em uma panela com 1 litro de água. Tampar a panela e levar ao fogo por 10 minutos, ou até as lentilhas estarem cozidas. Retirar, escorrer a água e reservar. Em uma panela, aquecer o azeite de oliva, juntar a cebola e o alho e refogar, mexendo de vez em quando, até murcharem. Acrescentar os pimentões e refogar, mexendo de vez em quando, por 4 minutos, ou até ficarem macios. Por último, adicionar as lentilhas, o sal e a pimenta-do-reino. Misturar bem, reduzir o fogo e cozinhar, mexendo de vez em quando, por mais 3 minutos. Retirar do fogo e servir.

ARROZ PRIMAVERA

 Ingredientes :
1 colher de sopa  de óleo de girassol
1 unidade cebola picada fino
2 unidades cenouras cortadas em cubinhos
2 unidades abobrinhas médias cortadas em cubinhos
1 xícara mini-espiga de milho verde cortada em rodelas
3 unidades talos de salsão cortados em rodelas
2 xícaras arroz integral
2 colheres de chá ervas secas sortidas
1 caldo de legumes quente
Sal e pimenta-do-reino moída na hora
4 unidade tomate tipo caqui, sem pele e picado
1 colher de sopa salsa picada

Modo de Preparo:
Aqueça o azeite ou o óleo numa panela de fundo grosso. Frite a cebola, a cenoura, a abobrinha, o milho verde e o salsão por 5 minutos até amolecerem. Junte o arroz e as ervas e cozinhe por 1 a 2 minutos, mexendo sem parar. Adicione o caldo de legumes aos poucos, tempere com sal e pimenta-do-reino, tampe a panela e cozinhe por 45 a 50 minutos ou até que todo o caldo tenha siso absorvido. Acrescente o tomate e cozinhe por mais 5 minutos.
Tempere bem e sirva quente, enfeitando com a salsa picada e acompanhado de salada verduras de folhas crespas.

FAROFA DE CEREAIS LIGHT 
Ingredientes 
50 gramas de aveia em flocos

30 gramas de gérmen de trigo

1 colher de sopa de castanha do pará ou nozes  picada (não moída)

80 g de cereal matinal triturado 
3 colheres (sopa) de cebola picada 
2 cenouras raladas 

3 claras de ovo cozidas picadas 
2 colheres (sopa) de salsinha picada 
sal e pimenta-do-reino a gosto 
1 colher (sopa) de uva passa 
1 colher (sopa) de damasco seco picado 
1 colher (sopa) de figo seco picado 

Preparo 
Leve a cebola ao fogo pra secar. Acrescente as cenouras, junte o sal, a pimenta e a salsinha, e deixe cozinhar por 2 minutos, mexendo sempre. Junte o ovo, adicione os cereais, a castanha  e as frutas secas só para aquecer, por mais um minutinho. Sirva para acompanhar carnes.  Dica: A receita não leva farinha, mas sim, cereais. O segredo é colocar mais “recheio”, ou seja, cenouras, e claras do que o cereal.

SEITAN COM LEGUMES NO FORNO

500 gr de Seitan (caseiro de preferência)(VEJA RECEITA ABAIXO)

1 cebola pequena

4 dentes de alho esmurrados

2 tomates maduros

1 cenoura

1/2 courgette

1/2 beringela pequena

1 folha de louro

Batatas pequenas para assar

Azeite

Vinagre balsâmico

Especiarias: tomilho, alho em pó, paprika, 3 pimentas.

Sal

Preparação:

Se achar necessário dê antes uma fervura às batatas, com pele. (as que tenho demoram muito a cozer)Numa travessa coloque o seitan e cortes às fatias mas não até ao fim, ponha uma rodela de cenoura entre elas para as separar. Á volta do seitan disponha os restantes ingredientes pela ordem que está em cima e partidos da forma que preferir, excepto as batatas que podem ser colocadas inteiras. Regue tudo com azeite e vinagre balsâmico e tempere com as especiarias e sal. Leve ao forno a 160º, durante cerca de 40/50 minutos ou até ver que está pronto. Regue o seitan de vez enquanto com o caldo para não secar. Se precisar de mais caldo pode acrescentar azeite e água.

CARNE DE GLUTEN OU SEITAN VEGETARIANO

1 pacote de farinha de trigo (prefira integral)- 1 pitada de café – ÁguaColoque a farinha de trigo em uma bacia, acrescente o café para dar uma corzinha na massa Acrescente o sal e depois adicione água aos poucos, até se tornar uma massa bem consistente, tipo de pão- Bata a massa dando socos e lançando-a contra a bacia-Em seguida coloque água, cubra a massa completamente e deixe descansar por 45 minutos, depois lave a massa, até sair toda a liga, vai diminuir bastante, use uma peneira, pois ela solta pedacinhos quando está sendo lavada Depois de lavada, coloque em uma panela de pressão e cozinhe por 15 minutos-Em seguida escorra, corte em cubos ou em bifes e refogue no molho- O molho é a seu gosto, combina com qualquer molho Pode adicionar  umas gotinhas de Shoyu

EMPADAO DE SEITAN

INGREDIENTES DA MASSA BÁSICA½ xícara de água3 xícaras de farinha de aveia3 colheres de sopa de tahine1 colher de café de sal PREPARO DA MASSAMisture todos os ingredientes até formar uma massa meio mole, junte aos poucos a farinha de aveia até dar o ponto de abrir a massa com rolo. INGREDIENTES DO RECHEIO½ kg.de carne de glúten moída3 tomates maduros1/ ½ xícara de molho de tomate1 xícara de azeitonas picadas1 cebola moída picadinha2 dentes de alho amassados1 xícara de castanha do Pará triturada1 colher de chá de orégano¼ de copo de leite1 colher de sopa de maisena PREPARO DO RECHEIORefogue por 2 minutos, a cebola, o alho, as azeitonas com um pouquinho de água, acrescente o molho de tomate o “tahine” e as castanhas, misture tudo acrescente ao refogado o leite e a maisena até formar um creme grosso, deixe esfriar um pouco em seguida abra a massa com cuidado, coloque o recheio, aperte bem as beiradas para não abrir, coloque em forma untada, e leve para assar.

BOLO NATALINO

4 ovos
2 xícaras de farinha de trigo integral
1 xícara de açúcar para a massa
1/2 xícara de açúcar mascavo
3 colheres de manteiga
1 colher de sopa de canela
1/2 xícara de leite desnatado  ou agua de coco ou leite vegetal ou leite de coco
1/2 xícara de água
1 colher de sopa de fermento
2 maças picadas em fatias ou outra fruta que prefira
400gr de Mix de Castanhas (pode colocar outras oleaginosas tambem como nozes pistaches, amendoas etc.Como fazer:Em uma assadeira untada, espalhe o Mix de Castanhas, o acúcar e a água. Disponha as maçãs de forma que cubra as castanhas e o açúcar. Em uma batedeira, bata a manteiga, o açúcar e os ovos. Acrescente o trigo, a canela, o leite e, por ultimo o fermento. Despeje a massa na assadeira e leve ao forno médio por volta de 40 minutos ou até ao ponto de inserir um palito na massa para testar e sair seco. Desenforme ainda quente.

Torta de palmito integral

1 xícara de farinha de trigo branca

1 xícara de farinha de trigo integral

4 colheres (sopa) de azeite extravirgem de oliva

100 gramas de tahine ou de creme de inhame

1 colher (chá) de sal

Meia colher (chá) de bicarbonato de sódio

RECHEIO

2 colheres (sopa) de azeite

1 cebola picada

1 tomate sem pele e sem sementes picado

Meia xícara de ervilhas

1 vidro de palmito

Meia xícara de azeitona verde picada

2 colheres (sopa) de farinha de trigo

1 xícara de leite de gergelim

2 colheres (sopa) de salsa picada

MODO DE PREPARO

Para fazer a massa:

Em um recipiente, misture bem os todos ingredientes.

Cubra com plástico-filme e leve à geladeira por 20 minutos.

Para fazer o recheio:

Leve ao fogo o azeite e refogue a cebola e o tomate.

Acrescente a ervilha, o palmito cortado em cubos e a azeitona.

Refogue tudo por cinco minutos.

Dissolva a farinha de trigo no leite de gergelim e acrescente ao refogado, mexendo bem.

Por último, adicione a salsa.

Espere a mistura esfriar para montar.

Para montar a torta de palmito fit:

Forre uma forma de aro removível de 25 cm de diâmetro com a massa.

Coloque o recheio no interior da forma.

Leve ao forno em temperatura média por 20 minutos ou até dourar.

Fonte da matéria: Emagrecer Absoluto

TENDER” de Natal (vegano)

Para a polenta de grão-de-bico (fazer um dia antes):
2 xícaras de farinha de grão-de-bico
3 xícaras de água ou caldo de legumes
1 tomate grande
2 dentes de alho
1/4 de cebola
1/3 de pimentão vermelho
Sal, louro em pó e sementes de cominho a gosto
Para o recheio (fazer um dia antes também):
50 g de cogumelo shitake
50 g de cogumelo paris fresco
50 g de shimeji (você pode usar o cogumelo que quiser)
1 cenoura pequena
1 pedaço de salsão
1 cebola
2 dentes de alho
Sal a gosto
Para a massa folhada:
2 xícaras de farinha de trigo
2/3 de xícara de água
1/3 de xícara de óleo ou azeite
1 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de fermento químico ou bicarbonato
Amido de milho 
Para finalizar:
Catchup
Preparo
Polenta de grão-de-bico: Bata tudo no liquidificador, coloque numa panela e leve ao fogo até que engrosse e vire uma polenta firme. Despeje num pedaço de papel alumínio e faça uma bola meio achatada com a massa (modele). Leve à geladeira até o dia seguinte. Observação: Faça furinhos no alumínio. Pode juntar um pouquinho de água, mas é só jogar fora que a massa não fica comprometida. O tempero dessa polenta, na verdade, fica a seu gosto. Essa é só uma sugestão.Recheio:Pique a cebola e passe os dentes de alho no espremedor. Refogue em azeite. Passe a cenoura e o salsão pelo processador. Junte na panela. Passe os cogumelos no mesmo processador e junte à panela também. Salgue. Refogue tudo até que esteja macio. Deixe a mistura secar um pouco (não pode ficar muito aguada) e desligue. Leve à geladeira.

Massa folhada:

Aqueça a água e o óleo. Junte os demais ingredientes e misture até que forme uma massa homogênea. Sove. Deixe esfriar. Abra a massa bem fina com um rolo. Polvilhe amido de milho sobre a massa aberta (usamos um coador, para facilitar). Enrole a massa, formando um tubo. Corte o tubo em dois (para facilitar). Abra novamente a massa, achatando o tubo. Corte no tamanho e formato desejado.

Montagem e finalização:

No dia seguinte, tire tudo da geladeira. Coloque a bolota de grão-de-bico numa assadeira, sem o papel alumínio e, com cuidado, abra uma tampa no topo dela com uma colher (pequena). Com a colher ainda, vá retirando, pelo buraco que fez, o recheio da bolota. É como fazemos com as morangas para recheá-las. Quando estiver bem cavado, encha com o recheio de cogumelos. Recoloque a tampa. Não há problemas se rachar um pouquinho. Vamos passar massa folhada ao redor de tudo, então, não vai aparecer. Corte um pedaço da massa folhada e abra bem fina. Coloque sobre a bolota, com a parte central cobrindo a tampa por onde se escavou. Vire e feche a massa folhada. Vire novamente e deixe a parte lisa para cima. Com uma colher, faça riscos paralelos na massa (sem cortar, apenas desenhos). Passe catchup por cima da massa e leve ao forno até dourar. Você pode decorar com frutas, com batatas assadas ou outro legume assado que quiser. Sirva com arroz à grega.

CARPACCIO DE LEGUMES (VEGANA)

Ingredientes
4 xícaras de água
3 cubos de caldo de legumes
2 berinjelas cortadas em fatias finas
2 abobrinhas cortadas em fatias finas
3 cenouras cortadas em fatias finas
10 folhas de alface crespa
10 folhas de alface roxa
1/2 maço pequeno de rúcula
15 folhas de hortelã fresca picada
Molho para salada de sua preferência
Preparo
Em uma panela grande, ferva a água e dissolva os cubos de caldo de legumes. Coloque as fatias de berinjela e cozinhe em fogo alto por 5 minutos com a panela destampada, mexendo às vezes. Retire com uma escumadeira, escorra e reserve. Junte as fatias de abobrinha e cozinhe por mais 5 minutos, com a panela destampada, mexendo às vezes. Retire do fogo, escorra e reserve. Repita a operação com a cenoura e cozinhe até secar o líquido. Reserve.
Montagem: forre o fundo de uma saladeira grande intercalando as folhas de alface crespa, alface roxa e rúcula. Coloque as fatias de berinjela no centro do prato. Coloque ao redor as fatias de abobrinha e por último as fatias de cenoura. Salpique a hortelã picada por toda a superfície. Cubra com o molho de sua preferência e sirva em seguida.
Dicas 
– Para cortar as fatias bem finas utilize um cortador de legumes bem afiado;
– Para facilitar o preparo em dias de festa, cozinhe as tiras de legumes e conserve na geladeira em tigelas separadas cobertas com filme plástico. Monte a salada pouco antes de servir.
Variação
– Se desejar, substitua a rúcula por agrião e a alface roxa por folhas de radicchio.

RABANADA LIGHT
Ingredientes 
1 xícara (chá) de leite desnatado 
1 xícara (chá) de suco de uva  1 ovo 
1 clara 
4 fatias de pão diet amanhecidos cortados ao meio 
1 colher (sopa) de leite em pó desnatado 
1 colher (chá) de adoçante em pó  1 colher (chá) de canela em pó 

Preparo 
Em um prato fundo, misture o leite, o suco de uva e o adoçante. Em outro prato, coloque o ovo e a clara. Bata com um garfo. Passe as fatias de pão no leite e, depois, no ovo. Coloque em uma frigideira antiaderente e deixe dourar dos dois lados. À parte, misture o leite em pó, o adoçante e a canela para polvilhar as rabanadas. Sirva quente. 

BACALHOADA VEGETARIANA 

Ingredientes: 
– duas xícaras de carne de soja (branca em pedaços); – óleo, shoyu, polpa de tomate, um vidro de leite de coco e duas folhas de louro para refogar a carne; – batatas, cebola, pimentão, tomates e ovos cozidos picados em rodelas; – azeitonas pretas para decorar. Para o molho: – alho socado; – caldo de limão ou vinagre de maçã; – azeite. 
Modo de Preparo: 
Afervente a carne de soja. Depois lave a carne, escorra bem e refogue. Numa assadeira, arrume em camadas: as batatas, a carne, as cebolas, os tomates e o pimentão em rodelas. Decore com os ovos e as azeitonas, regue com o molho em leve ao forno quente por alguns minutos. 
BACALHOADA VEGANA DE PALMITO

3 tomates

2 cebolas roxas

5 batatas inglesas

2 pimentões pequenos

2 xícaras (de chá) de palmito fatiado ou em cubos

½ xícara (de chá) azeitona

⅓ de xícara (de chá) de azeite

½ folha alga nori bem picadinha

Sumo de 1 limão

Salsinha, sal e pimenta do reino a gosto

Fatiar o palmito, os pimentões, os tomates e as cebolas em fatias finas. 
Fatie a batata inglesa com a espessura bem mais fina que os demais ingredientes.  
Em um refratário, comece a montar seu prato intercalando as fatias de batata, palmito, tomate, pimentão e cebola.  Adicione as azeitonas de maneira uniforme e coloque bastante azeite.  
Salpique a gosto os temperos, como sal, pimenta, sumo de limão, salsinha e nori, sempre dando um pouco de atenção para as partes entre as camadas.  


Leve ao fogo pré-aquecido a 220°C de 30 a 40 minutos ou até que as batatas estejam macias.  
 Caso você não goste das algas, pode retira-las da receita. Porém é esse ingrediente que garante o “gostinho de mar” que remete ao bacalhau em sua bacalhoada vegana.  É importante que você coloque uma boa quantidade de azeite para que os ingredientes não grudem em sua forma. Além disso, você pode dar preferência a recipientes antiaderentes durante o preparo da receita.

RABANADA DOURADA  (calórica)

Ingredientes: 
8 gemas 3 xícaras de açúcar (540g) 3/4 de xícara de leite (180ml) 1/2 xícara de vinho do porto branco (120ml) 4 1/2 xícaras de água (1,1 litro) 12 fatias de pão de fôrma sem casca, amanhecido (240g) 1/2 colher (chá) de canela em pó (para polvilhar) 
Modo de Preparo: 
Numa panela média, junte as gemas. 1/2 xícara do açúcar (90g) e o leite, leve ao fogo baixo e cozinhe, mexendo sempre com uma colher de pau em movimentos de vaivém, até a mistura ficar com a consistência de um creme mole (aproximadamente 3 minutos). Tire do fogo e reserve. Em outra panela média, junte o açúcar restante, o vinho do Porto e a água e misture com a colher de pau. Leve ao fogo alto e deixe ferver até obter uma calda rala (cerca de 20 minutos). Tire do fogo e deixe esfriar. Passe as fatias de pão, uma a uma, na calda já fria e deixe escorrer o excesso. Em seguida, passe-as no creme de gemas reservado e coloque numa travessa grande. Polvilhe com a canela e sirva. 

ESTROGONOFE VEGETARIANO ECONÔMICO

• 3 colheres (sopa) de azeite

• 3 dentes de alho cortado em filetes

• 1 cebolas em pétalas

• 1/2 pimentão cortado em cubos

• 1 cenoura cortada em meias luas

• 1 lata de grão de bico cozido (170g, peso drenado)

• 1 lata de molho de tomate (340g)

• 1/2 lata e água

• 2 colheres (sopa) de ketchup

• 2 colheres (sopa) de mostarda

• 200g de creme de leite (veganos podem usar creme de leite vegetal de aveia ou outro da sua preferência)Orégano a gosto Cheiro verde a gosto Sal a gosto Pimenta do reino a gosto Em uma panela coloque o azeite e frite o alho até que ele comece a ficar dourado. Em seguida junte a cebola, o pimentão e a cenoura e refogue até que tudo fique mais macio. Junte agora o grão de bico, o molho de tomate, a água, a mostarda e o ketchup. Tempere com sal, pimenta do reino e orégano a gosto e misture. Agora deixe cozinhar em fogo baixo por 5 a 10 minutos ou até que o molho fique mais apurado e perca a acidez.Fique de olho na panela e mexa de vez em quando para não grudar no fundo. Quando o molho estiver no ponto, junte o creme de leite de sua escolha e misture até ficar homogêneo. Finalize com cheiro verde e sirva a seguir com arroz e batata palha.

PASTA DE GRÃO-DE-BICO 
250 g de grão-de-bico deixado de molho por algumas horas e cozido
1/2 xícara (chá) de água do cozimento do grão-de-bico ainda quente
1/2 xícara (chá) de tahine
4 colheres (sopa) de suco de limão
2 dentes de alho socados
sal a gosto
Modo de Preparo:
Coloque no processador ou liquidificador o grão-de-bico ainda quente com a água. Bata até ficar homogêneo e reserve. Numa tigela, misture bem a tahine com 1 xícara (chá) de água gelada, até esbranquiçar. Adicione o suco de limão, o alho e o sal e misture até obter uma pasta homogênea. Junte o grão-de-bico e misture bem. Sirva com pão árabe ou pão folha.

PATÊ DE LENTILHA COM  ERVAS 

 Ingredientes :
2 xícaras (chá) de lentilha cozida
1 xícara (chá) de queijo branco ou tofu ou quiejo vegano 
1/2 xícara (chá) de leite integral ou vegetal
1 colher (sopa) de suco de limão
2 colheres (sopa) de mostarda
2 colheres (sopa) de salsinha picada
2 colheres (sopa) de cebolinha picada
sal a gosto

Modo de Preparo:
Escolha a lentilha, retirando os grãos danificados, lave e deixe de molho por 2 horas em 1 litro de água. Em seguida, escorra a água cubra com outra e cozinhe ate amaciar. Bata ou amasse até obter uma pasta. Junte o queijo branco , o leite, o suco de limão e a mostarda e bata por mais 2 minutos. Por último, junte a salsinha e a cebolinha. Acerte o sal. Sirva o patê com pão torrado ou use para preparar sanduíches.

 PASTA LIGHT DE RICOTA 
300 g de ricota fresca
100 g de azeitonas pretas, sem caroço
Azeite extra-virgem, a gosto
Algumas folhinhas de manjericão fresco
Nozes picadas a gosto
1 colher de água

Modo de Preparo:
Usando um garfo, amasse a ricota com a água. Junte as azeitonas picadas e o azeite, até formar uma pasta homogênea. Termine acrescentando as nozes picadas e as folhas de manjericão, também picadas. Misture bem. Sirva com mini torradas light.
Dica: Caso queira bem cremosa, utilize um processador para misturar os três primeiros ingredientes

ROCAMBOLE ASSADO DE LENTILHA E QUINOA

1 xícara (de chá) de lentilha crua

1 e 1/2 xícara (de chá) de água

2 folhas de louro

1/4 de xícara (de chá) de quinoa em grãos

3 colheres (de sopa) de azeite

5 dentes de alho bem picados

1 xícara (de chá) de cebola bem picada

2 colheres (de sopa) de suco de limão

1 colher (de sopa) de orégano desidratado

1/2 colher (de chá) de cominho (opcional)

1/2 xícara (de chá) de aveia em flocos

1/2 xícara (de chá) de farinha de trigo integral

Sal a gosto

Para a montagem:

2 xícaras de molho de tomate conforme o seu gosto (para a montagem)

1 xícara (de chá) de purê de batatas conforme o seu gosto

6 unidades de vagem grandes

6 palitos de cenoura

Deixar a lentilha com o  dobro de água por 8 horas. Escorra, lave bem e coloque em uma panela, juntamente com 1 e 1/2 xícara de água e as folhas de louro e deixe cozinhar.Enquanto isso, coloque a quinoa em uma vasilha pequena, cubra com água quente e deixe de molho por 2 minutos. Escorra lave bem e reserve.Quando a lentilha estiver quase sem água, retire as folhas de louro, adicione a quinoa, misture e deixe cozinhar até a água do cozimento secar completamente.Em seguida, adicione o azeite, o alho, a cebola, o suco de limão, o cominho, o orégano e tempere com sal a gosto. Misture bem e deixe cozinhar por cerca de 3 minutos, mexendo sempre para não queimar.Desligue e acrescente a farinha de trigo integral, a aveia em flocos, misture bem e deixe esfriar completamente, para não atrapalhar a montagem (vai levar cerca de uma hora e meia).Enquanto isso, prepare o molho de tomate e o purê conforme o seu gosto. Também cozinhe 6 unidades de vagem e 6 palitos grandes de cenoura em água fervente por 5 minutos. Escorra e reserve.Pré aqueça o forno a 240ºC e coloque uma folha de papel manteiga com cerca de 40cm sobre uma superfície limpa. Distribua a mistura de lentilha e quinoa até formar um retângulo com cerca de 30cmx20cm e aperte bem, ajeitando as laterais.Dê 2cm de distância da borda e distribua uma camada de purê. Disponha a vagem e a cenoura sobre ele e em seguida enrole o rocambole. Procure deixar o rocambole bem firme, e para isso aperte bem.Unte uma assadeira antiaderente com uma colher de sopa de óleo, disponha o rocambole sobre ela, ajeite as laterais e pincele óleo sobre toda a superfície dele.Leve para assar por 30 minutos a 240ºC e em seguida retire do forno. Cubra o rocambole com metade do molho e deixe a outra parte para a hora que for servir.Devolva ao forno por mais 10 minutos e está pronto! Regue com azeite para servir.

ROCAMBOLE DE SHITAKE OU COGUMELO

Duas xícaras de de shitake ou cogumelo higienizados  e moido

Massa:

4 colheres (de sopa) de ricota  ou tofu ralada grosso
Cebola ralada
Alho com sal, salsa e cebolinha
1 ½ farinha de trigo
1 xícara de farinha de rosca integral
3 colheres (de sopa) de azeite

Recheio:

Tomate picado
Pimentão
Palmito
Azeitonas picadas
Queijo prato ou Minas em pedacinhos
Rodelas de abacaxi.

Preparar os cogumelos. Acrescentar os ingredientes da massa. Misturar bem até espalhar sobre um plástico. Rechear e enrolar como rocambole. Cortar parcialmente as fatias e, entre uma e outra, colocar meia rodela de abacaxi. Assar em tabuleiro untado.

QUIBE DE GRAO DE BICO- pode trocar o grão de bico por carne da preferencia

1 xícara de grão-de-bico- 1 xícara de trigo para quibe

3 colheres (sopa) de tahine (pasta de gergelim)- 1/2 cebola bem picada

2 dentes de alho picados 1 colher (sopa) de cada: salsinha e hortelã picada

1 colher (chá) de sal- 1/2 colher (chá) de pimenta-síria

Azeite de oilva para untar e regar

Deixe o grão-de-bico de molho durante a noite e depois cozinhe com água e sal até amolecer (na panela de pressão leva uns 25 minutos). Escorra e reserve.Enquanto o grão-de-bico cozinha, deixe o trigo para quibe de molho por 30 minutos em água morna. Escorra e esprema o trigo.Passe o grão-de-bico e o trigo para quibe pelo processador, ou liquidificador. Retire, junte os demais ingredientes, misturando bem com as mãos, até ficar uma massa consistente.Unte com azeite uma assadeira, coloque a massa nela. Regue com um fio de azeite e leve para assar em forno preaquecido médio por 40 minutos, aproximadamente. Depois de assado, deixe esfriar, corte em quadradinhos e sirva.

RISOTO DE QUINUA COM TOMATE SECO.

 Ingredientes :
350gr de Quinua
1 Cebola
4 Tomates
200 ml vinho branco
600 ml caldo de vegetais
250gr de espinafre

Modo de Preparo:
Cortar a cebola em fatias finas e refogá-las em água até ficarem transparentes. Juntar a quinua e esquentar até que os grãos absorvam todo o líquido. Juntar os tomates descascados e picados, juntar o vinho e cozinhar em temperatura media até que a quinua absorva todo o liquido. Juntar o caldo de vegetais aos poucos e cozinhar em fogo baixo. Lavar o espinafre e juntar com alho, cozinhar suavemente até que o líquido evapore. Juntar o espinafre com o risoto de quinua. Temperar com sal, pimenta e noz moscada. 150gr de queijo branco ou queijo de cabra ralado ou parmesão de boa qualidade, salpicar no risoto pronto e servir.

-Saladas tropicais que misturam frutas como abacaxi e uvas passas brancas com o sabor marcante do salsão. O molho pode ser de iogurte  natural desnatado temperado. O curry dá o toque final de sofisticação.

-Salada de fejão tropical pode ser feito com feijão branco cozido, maça com cascas, umas passas sem sementes, cenoura e pimentão vermelho.
-Salada de legumes grelhados regados ao molho pesto.

MOLHO PESTO

 Ingredientes :
30 g de folhas de manjericão fresco (opções: rúcula, agrião, salsinha ou coentro)
1 a 2 dentes de alho
20 g de pinoli (opções: castanha de caju, nozes ou amendoim)
1/2 xícara (chá) de azeite
Queijo parmesão ralado a gosto
Sal a gosto

Modo de Preparo no Pilão:
Num pilão, coloque folhas de manjericão fresco (ou rúcula ou agrião ou salsinha ou coentro), alho, pinoli ou castanha de caju (ou nozes ou amendoim) e 1/2 xícara de azeite (reserve a outra metade). Macere bem com o auxílio de um socador. Adicione a outra metade do azeite e queijo parmesão ralado a gosto e misture até incorporar todos os ingredientes. Acerte o sal. Este molho fica com uma consistência granulada.

 -BOLO DE NOZES COM CASTANHAS.

1 copo (200 ml) de farinha de trigo integral
1 copo (200 ml) de farinha de trigo refinada
1 copo (200 ml) de maisena
1 colher de sopa cheia de fermento químico em pó
200 ml de óleo de arroz
350 ml de água
150 ml de melado de cana
4 colheres de sopa cheias de açúcar mascavo
200g de nozes (você também pode usar outras sementes como amêndoas, castanhas, avelãs, pistaches ou o que você preferir para variar o sabor).Modo de Preparo:
Misture numa tigela as farinhas, a maisena e o fermento. No liquidificador, coloque o óleo, a água, o melado, o açúcar e as nozes e bata por alguns instantes. Mistura tudo. Unte uma assadeira com óleo e farinha e despeje a mistura. Pré-aqueça o forno a 250 graus por uns 10min e coloque o bolo para assar por aproximadamente 1h ou até ficar no ponto. Fure o bolo com um palito, se este sair seco, o bolo estará pronto.

OBS: Não abra o forno antes de 30min, pois o bolo pode  abaixar 

BOLO MONTANHÊS 
Ingredientes :
1 xícara de aveia (em flocos médios),
½ xícara de manteiga,
1 ½ xícara de açúcar mascavo,
1 colher (de chá) de baunilha,
1 colher (de chá) de canela em pó,
½ colher (de chá) de gengibre em pó,
4 colheres (de chá) de fermento em pó,
1 ½ xícara de farinha de trigo.
Cobertura:
3 colheres de manteiga derretida,
2/3 xícara de açúcar mascavo,
½ xícara de coco ralado,
½ xícara de nozes ou castanhas moídas.

 Modo de Preparo:
Coloque em uma tigela uma xícara de aveia. Despeje por cima uma xícara de água fervendo. Acrescente os ingredientes: manteiga, açúcar mascavo, baunilha, canela, gengibre, fermento e farinha de trigo. Misture bem e despeje em uma assadeira untada e polvilhada com farinha de trigo. Antes de levar a assar, espalhe por cima a cobertura. Misture tudo e espalhe sobre a massa. Leve a assar em forno moderado, por aproximadamente 35 minutos. Assar em tabuleiro, para ficar bem baixinho.

MOUSSE DE MARACUJÁ OU LIMÃO
1 lata de leite condensado de soja
1 lata de creme de leite de soja
A mesma medida (da lata) de suco concentrado de maracujá ou o suco de 4 limões.
Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até gerar uma mistura homogênea. Poe a  mistura em uma forma e leve a geladeira.. Para decorar, no caso se o mousse for de maracujá, coloque a polpa de um maracujá como cobertura e se o sabor for limão, coque raspas da fruta.

 BANANA FLAMBADA 
 Ingredientes:
3 colheres de açúcar
1 cálice de conhaque de boa qualidade
2 bananas pequenas
2 bolas de sorvete de creme

Modo de Preparo:
Aqueça uma frigideira por uns 2 minutos e em seguida coloque o açúcar para queimar. Quando estiver bem douradinho, coloque as bananas, mexendo para misturar bem com o açúcar queimado. Por último, coloque o conhaque, deixando que ele pegue fogo para flambar as bananas. Arrume as bananas no centro do prato e coloque duas bolas de sorvete ao lado. Se quiser, pode colocar chantily de soja.

 TORTA DE PESSEGO

1 xícara de farinha de trigo integral

1/3  xícara de farinha de aveia

Meia xícara de açúcar demerara

½ colher de chá  de canela em pó

1 colher de fermento

½ xícara de chá de óleo

1 lata de pêssego em calda

1 ovo

1 caixinha de creme de soja

Misture as farinhas, açúcar, fermento e o óleo, ate obter uma farofa. Reserve meia xícara dessa mistura. O restante aperte no fundo e na lateral de uma forma refratária

Arrume as metades de pêssegos com abertura para baixo sobre a massa e polvilhe com a mistura reservada. Leve ao forno por cinco minutos. Bata o ovo com o creme de soja e despeje sobre os pêssegos, levando-os ao forno por mais 34 minutos

Sirva gelado.

COQUETEL TROPICAL

2 xícaras de abacaxi picado

1 litro de suco de laranja natural

1 xícara de morangos picados

2 xícaras de mamão picado

Mel(opcional)

Bata tudo no liquificador e sirva gelado

PIÑA COLADA SEM ÁLCOOL 

2 xícaras de pedaços de abacaxi
4 bananas
1 xícara de caldo de abacaxi
½ de leite de soja bem grosso
2 colheres (de sopa) de mel
1 colher (de chá) de baunilha
250 ml. de leite de coco
1 colher (de chá) de caldo de limão.

Modo de Preparo:
Coloque todos os ingredientes (menos o limão) no copo do liquidificador e ligue. Espere até ficar bem cremoso. Desligue. Acrescente o limão e bata rapidamente.

RECEITAS DE BACON VEGANO 

Para substituir o bacon convencional, existem várias opções utilizando como ingrediente principal cada um desses alimentos:tomate seco cogumelos abacate alcachofra cenoura tofu cebola berinjela inhame crispy (crocantes) de vários legumes  amendoim triturado banana e coco

1. Bacon de Berinjela

1 berinjela cortada em rodelas ou tiras

2 colheres (sopa) de shoyu

2 colheres (sopa) de xarope de melado de cana ou glucose de milho

2 colheres (sopa) de vinagre de maçã

2 colheres (sopa) de azeite de oliva

2 colheres (sopa) de páprica defumada

1 colheres (chá) de alho em pó ou amassado

pimenta vermelha seca ou preta, a gosto

Em uma tigela, misture todos os ingredientes e deixe marinar da noite para o dia (de 8 a 12h).Para desidratar a berinjela pode usar um desidratador ou o forno.Coloque as tiras de berinjela separadas, sobre uma grelha e deixe desidratando a 45° C até ficar bem sequinha e crocante. Esse processo de desidratação leva, no mínimo, 12 horas. Por ser feito em temperatura bem baixa, o consumo de gás também é baixo.Retire do forno, deixe esfriar e coloque num potinho bem fechado.Outra alternativa para essa receita, no caso daqueles que não têm tempo para fazer refeições demoradas, é proceder da seguinte forma:Se não der para deixar a berinjela marinando da noite para o dia, deixe menos tempo.Depois de marinar a berinjela, leve ao forno médio pré-aquecido em uma assadeira com papel vegetal por 25 a 30 minutos.Retire do forno e deixe esfriar um pouco, para ficar mais crocante, embora não ficará tão crocante quanto a berinjela desidratada.Após esfriar, o que leva de 5 a 10 minutos, o mais indicado consumir, de imediato, pois se passar muito tempo, a textura não será a mesma, tão crocante.As fatias podem ser armazenadas em um recipiente fechado, por cerca de 3 dias na geladeira, mas não ficarão com a textura estaladiça, de quando saíram do forno.

2. Bacon de Cenoura

Cenouras grandesÓleo de girassol para fritar Sal temperado (misturado com temperos a gosto) Descasque as cenouras e as corte em tiras, como o bacon. Frite-as na temperatura de 190º C, cerca de um minuto e meio. Retire do fogo e coloque sobre papel toalha para eliminar o excesso de óleo. Polvilhe com sal temperado por cima e mexa as cenouras para misturar bem.

3. Bacon de Coco em tiras

1 xícara de coco cortado em tira1 colher de sopa de molho shoyu 1/2 colher de sopa de fumaça líquida (verifique o rótulo se é de origem vegetal ) Sal a gosto Misture tudo e asse em forno 180 graus

PANETONE COM FIBRAS  SEM GLUTEN E SEM LACTOSE

2 Colheres (sopa) Açúcar de coco

30 ml Água

1 Sachê Fermento biológico

1 Xícara (chá) Polvilho doce

1 Xícara (chá) Farinha de arroz Integral

1/2 Xícara (chá) Farinha de linhaça

3 Colheres (sopa) Açúcar de coco

1 Colher (sopa) Óleo de coco 2 Unidades Ovos

1 Unidade Suco de laranja Suco de uma laranja

Raspas de Limão A gosto Raspas de Laranja A gosto 2 Colheres (sopa) Castanhas Picadas2 Colheres (sopa) Ameixa seca Ou uva passas Numa bacia coloque 30 ml de água em temperatura ambiente ou morninha, o açúcar de coco e o fermento biológico. Misture bem até que fique tudo homogêneo e então deixe  tampado com pano branco para fermentar por 30 minutos. Em uma bacia maior, coloque o polvilho doce, a farinha de arroz, a farinha de linhaça, o óleo de coco, as outras três colheres (sopa) de açúcar de coco, os ovos e mexa até que fique bem homogêneo. Quando a massa do panetone estiver bem incorporada, acrescente a mistura do  fermento reservada, o suco de laranja, as raspas e as duas colheres (sopa) de castanhas, as ameixas (ou uva passa) e então mexa até deixar tudo homogêneo. (pode acrescentar as frutas secas que gostar)

Coloque a massa em uma forma para panetones, aquelas de papel, ou improvise com a que tiver em sua casa. Leve para assar em forno pré aquecido  com temperatura média de 220º por 25 minutos.  Ou veja vídeo como fazer a forma em casa

PANETONE INTEGRAL

2 ¾ xícaras de farinha de trigo integral 
3 ovos inteiros;
2 colheres (sopa) de açúcar mascavo;
3/4 xícara de suco de laranja natural;
½ xícara de leite desnatado  ou vegetal (os que fazemos nas receitas) temperatura ambiente;
¼ xícara de água morna;
1 colher (sopa) de essência de panetone (ou baunilha);
1 xícara de farinha de aveia;
1 colheres (chá) rasa de sal;
3 colheres (sopa) de manteiga;
30g de fermento biológico para pão;
Frutas secas: ½ xícara de uva passa preta, ½ xícara de uva passa branca, ¼ xícara de nozes picadas, ¼ de xícara de damascos secos picados;No liquidificador, bata os ovos, o açúcar, o sal, a manteiga, o leite, a água, a essência de panetone e o fermento até obter uma massa líquida e lisa.

Transfira para uma vasilha e vá acrescentando a farinha de trigo integral aos poucos, passando sempre por uma peneira fina para evitar as pequenas pedrinhas.Mexa com uma colher de pau. Em seguida, acrescente a farinha de aveia (não precisa peneirar) e mexa até obter uma massa um pouco mole. Acrescente as frutas secas, damascos e nozes. Transfira metade da massa (se for fazer dois panetones médios) para cada fôrma de panetone (untada com o óleo de coco) e deixe descansar por 15min.Preaqueça o forno a 180º. Após o descanso, leve ao forno por 40 minutos ou até dourar.

Desejo a todos um ótimo natal e ano novo! Com  muita alegria saúde e prosperidade….

Deixo abaixo um sobremesa super natural  em substituição ao sorvete tradicional cheio de gordura trans e açúcar. No lugar do rejuvelac podem colocar Yakult ou agua de coco, deixo também a receita do rejuvelac

Usando a base como banana congelada vc pode utilizar a fruta que quiser para  compor o seu sorvete depois decore com uvas passas, gengibre canela, café granulado dá um gosto especial 

SORVETE DE CHOCOLATE VEGANO (veja q simples) para a massa do chocolate: polpa de um abacate grande! Ferve 5 tamaras ou deixa na água do dia pra noite ! Bate no liquidificador com a polpa do abacate +4 colheres de sopa de cacau em pó puro (eu fervi as tâmaras num chá de talos de alecrim hortelã e manjericão ) q tinha usado para fazer nossa manteiga de azeite de oliva! Poe pra gelar e serve com o sorvete de morango e banana veja receita embaio! Olhe q lindo q fica a massa ! Depois coloquei café granulado gengibre pó e uva passa

REJUVELAC DE QUINOA 

Rejuvelac é uma bebida probiótica feita a partir da germinação e fermentação de cereais. O rejuvelac pode ser utilizado no preparo de sucos, para fermentar queijos, iogurtes veganos e etc… É muito comum encontrar a fermentação feita com centeio, cevada ou trigo. 
Rejuvelac é uma bebida fermentada não alcoólica feita a partir de grão brotados. Durante o  processo de fermentação, uma cultura de pró-bacterias “bactérias do bem” é formada. Todo esse processo se resulta em uma bebida levemente gasificado com um maravilhoso sabor cítrico. Esse probiótico pode ser usada tanto como um suplemente alimentar como na culinária do seu dia a dia. Um probiótico aliado da sua saúde intestinal!
O rejuvelac é considerado um elixir da juventude há mais de 2.000 anos, a técnica de fermentação de grãos, transformando a bebida em fonte de lactobacilos vivos, ganha hoje destaque diante do cenário dos “super alimentos como um grande aliado para o bom funcionamento intestinal, contém as bactérias amigas que são necessárias para um cólon saudável e para remover as toxinas responsáveis por uma longa lista de diversos problemas de saúde. Você vai precisar de:
500 ml de agua filtrada
Meia xícara de quinoa (pode ser grãos de painço, trigo, aveia)
Modo de Preparo
Lave bem a quinoa, coloque num recipiente de vidro Deixe descansar dentro do forno (desligado ok) ou dentro de um lugar escuro, cubra com um tecido fininho ou com um papel toalha, para que os grãos “respirem” da noite para o dia. (de 8 a 12 horas), coe a agua e use para plantas (eu uso pra consumo bem gelada pode colocar limao 
Lave muito bem e repetindo o processo novamente, agora por 24 horas
Use sempre a agua para seu consumo a de 24 horas
O de 48 horas é para queijos e iogurtes
Depois de fazer isso por 3 vezes, os grãos “despertaram”.
Coloque os grãos da quinoa no frasco de vidro novamente e repita o processo Feche com o paninho ou papel toalha, deixe descansar por mais 24 horas.
Pronto, após 24 horas seu rejuvelac está pronto. Pode comsumir puro ou com limão ou como preferir 
Passe o líquido para uma outra garrafa de vidro, coloque na geladeira, e volte a refazer o processo de 24 horas de fermentação. OBS: Os mesmos grãos podem ser usados para fazer até 3 jarras de REJUVELAC. (após brotarem)Após essas 3 jarras é preciso fazer um novo processo novamente.
DICA DE CONSUMO:
– Você pode tomar puro, ou misturando ao seu suco verde, ou vitaminas, ou iogurtes. – Não manuseie com metal, pois metal mata os lactobacilos, sempre com uma espátula de silicone ou madeira.

Eroni Lupatini: CRN 4298.graduada pela  Faculdade Assis Gurgacz. –ESPECIALISTA EM NUTRIÇAO FUNCIONAL E FITOTERAPIA- FACULDADE INSPIRAREspecialista em Docência do Ensino Superior – UNIPAN. –  EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM:Genômica Nutricional Aplicada à Saúde Materna e Infantil” Bioquímica da Periodização Nutricional”  A Nutrição Funcional na prevenção do envelhecimento Ovariano e Infertilidade Medicina tradicional Chinesa para o moderno profissional de saúde. — Atuaçao Interprofissional no Atendimento ao Idoso – Fonoaudiologia & Nutriçao.- Atualizaçoes em Fitoterapia e Temperos e Especiarias- — Abrindo a mente – O uso de Fitonutrientes para a melhoria da qualidade de vida. — Prescriçao de Nutraceuticos e Fitoterápicos na Doença Aterosclerótica- — Mindfulness e Mindful Eating na prática clínica –  — Caracterizaçao científica da Dieta Paleolítica  Como potencializar a fertilidade e programar o metabolismo para uma gestação saudável.Fitoterapia e Nutracêuticos em Estética —– Estresse Metabolismo e controle  —– Da natureza à mesa: cultivo e consumo de plantas alimentícias não convencionais- —- Diáteses de Menetrier: Biotiptologia e Oligoterapia—– Plano alimentar em foco—Dietas Low Carb e High Fat Jejum intermitente —- Nutriçao Vegetariana —-Suplementação Nutricional e Performance Esportiva —-– Efeitos Fisiológicos do Exercício Resistido para sobrepeso e obesidade- —– Fitoterápicos e Obesidade —– Desintoxicacao e Fitoterapia. —– Termogênicos —Resistencia  à Insulina —– Dietoterapia Vegetariana —– Fitoterapia para Nutricionistas. —–   Nutrigenética e Câncer —– Cuidados nutricionais e metabólicos pré e pró cirurgia bariátrica; —– Nutrição e Suplementação especializada no esporte: da teoria à prática; —–  Nutrigenômica e Nutrigenética: implicações práticas na nutrição clínica; —– Nutrição e Saúde nos ciclos de vida da mulher: suplementação de nutrientes e fitoterápicos; —– Funcionais, fitoterápicos e suplementos. —– Workshop de Fitomedicina e Fitoterapia aplicados à nutrição; —– Nutrição esportiva funcional; —– Capacitação em dietoterapia vegetariana —–  Fisiologia da obesidade, da síndrome metabólica e da redução do peso corporal; —- Nutrição na terceira idade: do diagnóstico ao tratamento; entre outros. —– Atendimento a gestantes, lactentes, crianças, adolescentes, adultos e idosos e em pré e pró-gastroplastia. Fitoterapia aplicada a nutrição. Terapia Floral-, auriculoterapia.

Leave a Reply

Close Menu

Atendimento Online e Presencial

Orientação nutricional:
Onívoros
Veganos
Vegetarianos

Medicina Tradicional Chinesa

Terapia Floral
Fitoterapia
Aromaterapia

Entre em contato: