Segundo Balbach (1963), é originário do México e aclimatado no Brasil. Pertence a família das Lauráceas, onde se incluem também a canela, louro, o sassafrás, etc. Na Argentina e Chile é chamado de palpa. No México ahuaca ou ahuacaco. Nos Estados Unidos avocado, Na Inglaterra butter-perar. Na França persée ou avocat. Riquíssimo em muitos nutrientes: proteínas, fibras, Vitamina A,E, complexo B, C. e os minerais: fósforo, ferro cálcio e potássio. O que realmente caracteriza o abacate é o seu rico conteúdo em gordura, 8,8g% no abacate roxo, 15,8g% no abacate Guatemala, de 16 a 18,5g% no abacate comum. Aproximadamente 89% do calor energético do abacate provém desta gordura assim distribuída: 3,7g de gordura saturada, 8,3g de gordura mono-insaturada e 6,5g de gordura poliinsaturada e quantidades ínfimas de colesterol (14mg%). (RG NUTRI, 2008-2010)
O seu conteúdo em gordura monoinsaturada (principalmente ácido oleico, como o azeite) e vitamina E, torna-o num alimento com poderosa acção antioxidante. Esta propriedade protege contra o cancro e doenças cardiovasculares.
A vitamina E além de embelezar a pele do corpo todo, tem capacidade de proteger o colesterol das LDL (mau colesterol), impedindo a sua oxidação pelos radicais livres de oxigênio. Desta forma reduz os riscos de problemas cardiovasculares. Esta vitamina desempenha ainda um papel importante na contagem e mobilidade dos espermatozóides. O aumento da ingestão de alimentos ricos em vitamina E pode melhorar a fertilidade nos homens. Por isto é chamado de afrodisíaco .
Estudos recentes revelaram que dietas ricas em vitamina E podem oferecer proteção conta a doença de Parkinson, apesar de serem necessárias investigações mais conclusivas.
O abacate é também rico em potássio, (alimento imperdível para os atletas e idosos) . Contém glutationa que aumenta energia e massa muscular, também chamada de GSH é uma das substâncias mais pesquisadas do mundo da nutri genética, devido a sua importância na proteção celular ao “rejuvenescer” as células. E o potássio é mineral importante na regulação da pressão arterial. A carência de potássio pode levar a depressão, confusão mental e problemas musculares.
É igualmente uma boa fonte de vitamina B6, antidepressivo e importante para aliviar as mudanças bruscas de temperamento das mulheres com problemas de tensão pré-menstrual e menopausa.
A polpa e a gordura do abacate são também utilizadas em cuidados de beleza, no tratamento da pele. Alguns dos seus componentes químicos estimulam a produção de colágeno, que ajuda a suavizar as rugas, conferindo à pele um aspecto fresco e saudável (CENTRO VEGETARIANO, 2001)
UTILIDADES MEDICINAIS:
Para combater os eczemas do couro cabeludo e a queda de cabelos. Decocção: ferva 50 g do caroço do abacate bem picado em um litro de água durante 15 minutos. Aplicar em fricções no couro cabeludo e enxaguar com água limpa.
Reumatismo e contusões: Ralar três caroços de abacate e colocar num litro de álcool de cereais e deixar curtindo durante uma semana. Depois esfregar o líquido sobre o local dolorido. Cuidado! Pode manchar a roupa.
Receita para eliminar esporão de calcanhar 1 caroço de abacate- Meio litro de álcool (na forma líquida) 4 pedrinhas de cânfora Pique o caroço de abacate. Bata-o muito bem, no liquidificador, com meio litro de álcool. Coloque essa solução numa garrafa e acrescente 4 pedrinhas de cânfora (vendem-se em farmácias). Feche bem a garrafa e deixe essa misturar apurar por 5 dias. À noite, antes de dormir, passe o álcool de abacate no esporão. Deixe bem úmido. Calce uma meia para dormir. Repita esse processo nas noites seguintes até alcançar a cura. Geralmente, isso ocorre em menos de uma semana.
Mastigam-se folhas frescas para curar afecções da boca, ,estomatites, supurações, e para fortificar gengivas e dentes age também nas aftas e amigdalites.
As folhas e brotos, em chás, agem como diuréticos, combatem gases do estomago e intestinos, auxilia na menstruação escassa, age na bronquite, catarros, cansaço, debilidade do estomago, diarréia, doenças do rim, rouquidão, tosse.
O caroço tostado e moído bem fino, dissolver 2 colherinhas em água morna, combate diarréia. Melhor efeito com chá de folhas de goiabeira. Uma colher de sopa de caroço moído e torrado consumido com alimentos, ajuda a combater cálculos renais. O caroço de um abacate é rico em fibras que ajudam no intestino. No caroço está concentrada a maior parte dos antioxidantes que combatem radicais livres.
A semente ou caroço do abacate é um poderoso antimicrobiano, antifúngico, um antibiótico natural. Ela tem o poder de impedir a o surgimento da cândida e de diversas classes de fungos, além de proteger dos efeitos da picada do mosquito que transmite a febre amarela.
Tem grande benefício na prevenção de doenças cardíacas, redução do colesterol e o combate a várias outras doenças degenerativas. Há nestas sementes uma quantidade significativa de flavonoides, uma classe muito especial de antioxidantes que, entre outras coisas, ajuda a combater o cancro. Reduz inflamação, prevenindo a formação de úlceras gástricas e doenças bacterianas e virais, ajuda a aumentar as defesas do corpo, fortalece o sistema imunológico, e é favorável nas doenças que atingem as articulações, como a artrite.
O consumo frequente do caroço do abacate previne gripes e constipações; é ótimo alimento para diminuir a necessidade de comer fora de hora, e consequentemente, pode auxiliar a perda de peso. Mantem baixo o nível de açúcar no sangue.
– O chá do caroço do abacate, pode ser efetivo para ajudar a eliminar o excesso de gordura corporal, pois contém propriedades termogênicas.
Populações indígenas costumam usar esta semente para curar desde diarreias, dores musculares, transtornos nos rins e fígado até, inclusive, catarata, furúnculos, epilepsia e problemas na tireoide, dentre outras doenças.
COMO PREPARAR PARA USO O CAROÇO DO ABACATE
Farinha ou pó do caroço do abacate Com uma faca, corte ao meio e ao longo do abacate, em seguida retire o caroço, rale, (pode cortar em pedaços pequenos e bater no liquificador) desidrate no sol e armazene em potes de vidro com tampa de boa vedação, e mantenha na porta da geladeira… consuma aos poucos durante o dia, na comida, na fruta em chás etc.
Receita de preparo do extrato de caroço de abacate Acrescente 4 colheres (sopa) do caroço de abacate ralado seco ou o pó a meio litro de vinho branco seco (de boa qualidade). Deixe macerar em local escuro por 7 dias. Tome dois cálices (50 ml) diariamente, de manhã e à noite. (Otimo para candidíase). Em um estudo publicado na revista Pharmaceutical Biology, os pesquisadores da Universidade de Antioquia, em Medellín, Colômbia, mostraram que o extrato do caroço de abacate levou células de leucemia a se autodestruirem.
Preparo do chá: rale ou corte a semente seca de um abacate e acrescente sobre 4 xícaras de água quase em ebulição. Desligue o fogo, tampe com um pires e deixe em infusão por mínimo 10 minutos. Tome 3 vezes/dia, morno ou na temperatura ambiente. Para tratar problemas reumáticos e artrose a indicação é de que se rale o caroço de abacate seco (7 dias de secagem, até soltar a casca) e se toste na frigideira antes de preparar o chá.
NÃO CONSUMA O CAROÇO CRU
Algumas receitas indicam o consumo do caroço de abacate cru, o que não é recomendável pois, contêm toxinas(compostos químicos prejudiciais). Necessário que seja cozido, seco, tostado, ou desidratado ao sol. A semente de abacate em excesso poderá resultar em náuseas, vômitos e incômodos gastrointestinais. Ao ingerir qualquer produto com semente de abacate e sentir qualquer reação adversa descontinuar o uso.
A casca, esmiuçada com mel e limão, em jejum é vermífuga.
O chá do cozimento do caroço é utilizada para caspas, e eczemas do couro cabeludo uso local com algodão.
Cataplasmas de caroço tostado e moído, favorece a cura das inflamações dos dedos
HIDRATAÇAO COM ABACATE
Seus nutrientes permitem uma hidratação fantástica de pele e cabelo: separe meio abacate, meia gema, uma colherinha de mel, misture a um creme hidratante para cabelos (para atenuar o cheiro do ovo) massageie os cabelos, coloque toca térmica por 10 minutos ou envolva numa toca de papel alumínio e deixe por 40 minutos, depois lave enxágüe abundantemente. (Fazer ao menos uma vez cada 3 meses)
Aproveite o abacate e a clara do ovo e meia colherinha de mel faça um creme e coloque no rosto. Cuide para não movimentar os músculos ate secar. A pele fica brilhante e sedosa.
DICAS SOBRE O MANUSEIO DO ABACATE
1. Quando cortar o abacate e usar apenas uma de suas partes, coloque um pouco de farinha de rosca na superfície da outra parte para ela não escurecer.
Para o abacate cortado não escurecer, passe uma camada fina de manteiga na superfície da parte cortada. Ou guardar com a semente e a parte da casca que já utilizou a fruta, no papel alumínio 2. O creme de abacate não escurece se você colocar dentro da vasilha o próprio caroço do abacate, ou uma colher de aço inoxidável, e guardar na geladeira.
SANDUÍCHE DOS ANDES
2 fatias de pão integral ou centeio ou 1 pão sírio integral.Meio abacate amassado com gotas de azeite de oliva e sal, orégano, salsinha desidratada (ervas finas se gostar).Ricota fresca o quanto baste. Folhas de alface. Rodelas de tomate, Cenoura ou ralada e ou pepino. Iogurte natural desnatado para substituir a maionese. (Passar o abacate nas duas fatias de pão. Colocar os outros ingredientes e por último o iogurte. (Eu, 2010)
Dica preciosa: bater abacate com rúcula fica um creme delicioso pode guardar em vidro na geladeira (pode acrescentar, alho azeite de oliva pimenta o que preferir)
Rico em Coenzima Q10: o abacate combate gordura abdominal) provoca saciedade, garante equilibrio metabólico: para vontade do chocolate após almoço: amassar abacate com cacau e banana.
Colaboração:
BALBACH, Alfonso. As frutas na medicina natural. SP. Editora Missionária.1993.
TRUCON, Conceição Caroço do abacate e seus benefícios https://www.docelimao.com.br/site/desintoxicante/simplesmente-saude/2373-caroco-do-abacate-e-seus-beneficios.html
Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/index.php?article_id=100
Revista RG NUTRI – identidade em Nutrição. 2008-2010 http://www.rgnutri.com.br/alimentos/propriedades/abacate.php
https://www.greenme.com.br/usos-beneficios/5759-cha-de-caroco-de-abacate
Eroni Lupatini: CRN 4298.graduada pela Faculdade Assis Gurgacz. –ESPECIALISTA EM NUTRIÇAO FUNCIONAL E FITOTERAPIA- FACULDADE INSPIRAR-Especialista em Docência do Ensino Superior – UNIPAN. –
EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM: Medicina tradicional Chinesa para o moderno profissional de saúde. — Atuaçao Interprofissional no Atendimento ao Idoso – Fonoaudiologia & Nutriçao.- Atualizaçoes em Fitoterapia e Temperos e Especiarias- — Abrindo a mente – O uso de Fitonutrientes para a melhoria da qualidade de vida. — Prescriçao de Nutraceuticos e Fitoterápicos na Doença Aterosclerótica- — Mindfulness e Mindful Eating na prática clínica – — Caracterizaçao científica da Dieta Paleolítica Como potencializar a fertilidade e programar o metabolismo para uma gestação saudável. Fitoterapia e Nutracêuticos em Estética —– Estresse Metabolismo e controle —– Da natureza à mesa: cultivo e consumo de plantas alimentícias não convencionais- —- Diáteses de Menetrier: Biotiptologia e Oligoterapia—– Plano alimentar em foco—Dietas Low Carb e High Fat Jejum intermitente —- Nutriçao Vegetariana —-Suplementação Nutricional e Performance Esportiva —-– Efeitos Fisiológicos do Exercício Resistido para sobrepeso eobesidade- —– Fitoterápicos e Obesidade —–Desintoxicacao e Fitoterapia.—– Termogênicos —Resistencia à Insulina —– Dietoterapia Vegetariana —– Fitoterapia para Nutricionistas.—– Nutrigenética e Câncer —– Cuidados nutricionais e metabólicos pré e pró cirurgia bariátrica; —– Nutrição e Suplementação especializada no esporte: da teoria à prática;—– Nutrigenômica e Nutrigenética: implicações práticas na nutrição clínica; —–Nutrição e Saúde nos ciclos de vida da mulher: suplementação de nutrientes e fitoterápicos; —–Funcionais, fitoterápicos e suplementos. —–Workshop de Fitomedicina e Fitoterapia aplicados à nutrição; —– Nutrição esportiva funcional; —– Capacitação em dietoterapia vegetariana —– Fisiologia da obesidade, da síndrome metabólica e da redução do peso corporal; —- Nutrição na terceira idade: do diagnóstico ao tratamento; entre outros. —– Atendimento a gestantes, lactentes, crianças, adolescentes, adultos e idosos e em pré e pró-gastroplastia. Fitoterapia aplicada a nutrição. Terapia Floral-, auriculoterapia.
He leido vuestro articulo con mucha atecion y me ha parecido practico ademas de claro en su contenido. No dejeis de cuidar esta web es buena.
Saludos
Gratidão. Fiz uma atualização, para melhorar ainda as informações
Amei as dicas 🙏🏻
boa noite gostei das dicas
Incrível adorando tudo, obrigada