CONSTIPAÇAO INTESTINAL: INTESTINO PRESO

A prisão de ventre (constipação intestinal) é muito frequente na prática clínica. É uma doença provocada principalmente pelo consumo insuficiente de fibras, sedentarismo, baixa ingestão de agua, e também pela preocupação excessiva. O uso de alguns medicamentos também podem provocar constipação, por isso sempre que precisar consumir antibióticos ou antiinflamatórios consuma juntamente com um probiótico ( Lactobacillus reuteri DSM 17938) ou o leite fermentado (mas o original). Outra causa é o consumo de alimentos industrializados, pois o processamento dos mesmos acaba retirando nutrientes do alimento, principalmente a fibra. Observe sempre a rotulagem e prefira os que mais quantidade de fibras. As frutas, os legumes e as verduras (por exemplo, mamão, tamarindo, laranja, ameixa, manga, folhas em geral) são alimentos in natura e ótimas fontes de fibras e micronutrientes, além de ter baixa densidade calórica. Os cereais integrais como arroz integral, pão integral, centeio, aveia, sementes de linhaça, farelo de aveia e trigo, dentre outros, também são ótimas alternativas para aumentar a quantidade de fibras ingeridas.

Se o intestino nao funcionar adequadamente, poderá provocar doenças inflamatórias: insulina elevada, colesterol, problemas com a tireoide, diabetes, depressão e muitas outras doenças. O intestino o considero como o primeiro cérebro do corpo, pois 90% da serotonina é produzida no intestino, e somente 10% não cérebro…. Por isto as pessoas quando nao evacuam diariamente, ficam irritadas, e sem energia. Não somos apenas o que comemos, mas sim, o que comemos, absorvemos e excretamos. O que nao excretamos, vira toxinas. Posso dizer que a maioria das doenças existentes no mundo é o mau funcionamento deste órgão.

Para evitar a constipação ferver de véspera 5 ameixas secas – reservar, e pela manha consumir a agua das ameixas em jejum – as ameixas consumir pela manha com banana e fibras ou no iogurte. Uma colherinha de manteiga na xícara do café ou chá da manhã auxilia o bom funcionamento do intestino devido ao ácido butírico que ela contém.

Em crises: consumir 2 colheres de sopa de leite de magnésia a noite com chá de erva-doce antes de dormir…. (crianças 1 colhere de sobremesa) ou uma colher de sopa de azeite de oliva em jejum.

Efeito excelente: deixar 2 colheres de linhaça, aveia ou chia a noite numa xícara de agua ao lado  da cabeceira e pela manha beber apenas o liquido e aguardar 10 minutos para levantar da cama. 

Exercício ótimo para ativar os movimentos peristálsticos e funcionar em seguida:  sentar sobre os calcanhares, colocar as duas mãos com polegar e indicador em volta do umbigo e apertar. Inspira  com abdômen contraído e expira expandindo. Fazer 10 movimentos  repetindo 3 x. Estomago precisa estar vazio. Excelente pela manha em jejum… ou antes de dormir.

PREFERIR:

  • Banana-d’água, folhosos, aveia em flocos grossos, vagem, figo, amêndoa, feijão, ervilha, quiabo, azeitona, verde, melancia, abacaxi, cenoura crua,l abóbora, jiló, repolho cru, passas, kiwi, pêssego, nozes; iogurte, coalhada ou leite fermentado. Alimentos integrais: pães, arroz, biscoitos, macarrão.
  • Consumir frutas com bagaço e cascas. Consumir farelo de trigo, mastigar bem os alimentos. Chucrute cru é ótimo para prevenir constipação (alguns organismos rejeitam)
  • Consumir uma colher de sementes de gergelim preto nas saladas. Alternar com sementes inteiras de linhaça.
  • Aumente o consumo de líquidos, consumindo no mínimo 2 litros de água por dia
  • Substitua alimentos refinados por integrais, assim você estará aumentando o consumo de fibras;
  • Selecione melhor as frutas que você usa: mamão, manga, laranja, melancia, são sempre boas opções; 
  • Utilize a linhaça  e brotos na vitamina;
    Inclua  uma xícara de chá de chá verde diariamente
  • Não utilize laxantes ou purgantes, eles prejudicam seu organismo; 
  • Consuma  os alimentos nas horas corretas, e com regularidade, sem  esquecer as principais refeições. 
  • 1 colher de sopa de uvas passas como ceia ou 1 hora antes de dormir tem efeito laxativo.

NAS CRISES REDUZIR O CONSUMO DE:

Laticinios – carnes, gorduras saturadas – alimentos condimentados ou apimentados- açucar e doces – chá e café.alimentos refinados, farinhas, massas arroz, biscoitos,  cenoura cozida, banana-prata, maçã sem casca, goiaba, limao, chá preto, batata etc. 

MOUSSE LAXANTE

1 fatia de mamão maduro ou 1⁄2 papaya
1-2 laranjas descascadas e sem semente
3 ameixas pretas hidratadas em água 1 col chá de óleo de coco
1/2 copo de água.
Bater no liquidificador e não coar. Comer de colher.
Caso prefira na forma de shake: adicionar 3 col de sopa de leite de coco + 1⁄2 copo de água OU 1 col sopa de leite de coco em pó + 1⁄2 copo de água. Bater e beber. 

COQUETEL LAXANTE 1:½ mamão papaia, 4 ameixas secas deixadas de remolho com 2 dedos de água, 1 laranja com bagaço, 1 colher de café de psillyum , 50 ml de iogurte desnatado. Bater no liquidificador e consumir diariamente antes de dormir. (bom para colesterol também)

COQUETEL LAXANTE 2: 200 ml de suco de laranja, ½ fatia de mamão bem lavado com casca, meia rodela de abacaxi 1 fatia de melancia com sementes. Triturar e consumir como café da manhã.

COQUETEL LAXANTE 3

1 copo de suco de laranja – ½ xícara de manga bem lavada e com casca, 1 colher de sobremesa de farelo de trigo, + 1 colher de café de erva-doce bater tudo e tomar antes de dormir

COQUETEL LAXANTE 4

Suco de duas laranjas- com 3 sementes– um pedaço de mamão com casca com algumas sementes- 1 yakult –  1 colher de sobremesa de aveia – 1 colher de sobremesa de farelo de trigo – 1 colher de sobremesa de linhaça 1 colher de sobremesa de oleo de coco. Triturar tudo e consumir como café da manhã.

SUCO LAXANTE-1 Cenoura ralada-4 ameixas secas (deixar de molho em água morna e usar também a água – 200 ml)-½ mamão papaya com casca – 100 ml de agua de coco. liquidificar

As emoções estão ligadas a todas as nossas doenças 

Intestinos ou cólon– Representam a eliminação final de substâncias desnecessárias ao organismo ou a descarga dos dejetos. Por analogia, se um indivíduo está ”segurando” em sua mente algo do passado, resistindo em não permitir que coisas e fatos novos entrem em sua vida e se incomoda com idéias de mudanças em seu espaço, o inconsciente lhe mostrará, através de um intestino preso (intestino que ”segura”) que as coisas velhas devem ser eliminadas de seu coração. Gases significa estar agarrando-se a alguma situação. Medo de desapegar do velho e absoleto. Idéias mal   resolvidas.  Prisao de ventre  é recusa em largar velhas idéias.  Pessoa presa ao passado.  

FRASE QUE PODE AJUDAR REPETINDO MENTALMENTE VARIAS VEZES AO DIA COM CALMA E TRANQUILIDADE:

A medida que vou libertando o passado, o novo, o que é puro e vital, vai entrando em mim. Deixo a vida fluir através de mim. É fácil me desfazer do que não preciso.  Facilmente me liberto do que  é velho para receber o novo com grande alegria.

E UMA REEDUCACÃO ALIMENTAR COM MUDANÇA DE HÁBITOS É A CHAVE PARA SUA QUALIDADE DE VIDA EM TODOS OS ASPECTOS

Contribuição: Cure seu corpo. As causas mentais dos males físicos, e modo metafísico de combate-los (Louise Hay) Linguagem do Corpo Cristina Cairo

FORMAÇÃO ACADÊMICAgraduação em NUTRIÇÃO pela Faculdade Assis Gurgacz.  (2006)

ESPECIALISTA: em DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR – UNIPAN – (2009)

ESPECIALISTA   EM – NUTRIÇAO FUNCIONAL E FITOTERAPIA- FACULDADE INSPIRAR (2016) 

PÓS GRADUANDA EM: NUTRIÇAO VEGETARIANA – SOCIEDADE VETARIANA BRASILEIRA

EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM:“A ESSENCIA DO AYURVEDA- VIDA VEDA  EAD  (2021)FITOTERAPIA ENERGÉTICA CHINESA  (2019)Depressão, Autismo e Déficit de  Atençao:do diagnostico ao tratamento através da MTC (Medicina Tradicional Chinesa) (2019)“Genômica Nutricional Aplicada à Saúde Materna e Infantil” Bioquímica da Periodização Nutricional” A Nutrição Funcional na prevenção do envelhecimento Ovariano e Infertilidade. Medicina tradicional Chinesa para o moderno profissional de saúde. — Atuaçao Interprofissional no Atendimento ao Idoso – Fonoaudiologia & Nutriçao.- Atualizaçoes em Fitoterapia e Temperos e Especiarias- — Abrindo a mente – O uso de Fitonutrientes para a melhoria da qualidade de vida. — Prescriçao de Nutraceuticos e Fitoterápicos na Doença Aterosclerótica- — Mindfulness e Mindful Eating na prática clínica –  — Caracterizaçao científica da Dieta Paleolítica.Como potencializar a fertilidade e programar o metabolismo para uma gestação saudável.Fitoterapia e Nutracêuticos em Estética —– Estresse Metabolismo e controle  —– Da natureza à mesa: cultivo e consumo de plantas alimentícias não convencionais- —- Diáteses de Menetrier: Biotiptologia e Oligoterapia—– Plano alimentar em foco—Dietas Low Carb e High Fat Jejum intermitente —- Nutriçao Vegetariana —-Suplementação Nutricional e Performance Esportiva —-– Efeitos Fisiológicos do Exercício Resistido para sobrepeso e obesidade- —– Fitoterápicos e Obesidade —– Desintoxicacao e Fitoterapia. —– Termogênicos —Resistencia  à Insulina —–Dietoterapia Vegetariana —– Fitoterapia para Nutricionistas. —–   Nutrigenética e Câncer —– Cuidados nutricionais e metabólicos pré e pró cirurgia bariátrica; —– Nutrição e Suplementação especializada no esporte: da teoria à prática; —–  Nutrigenômica e Nutrigenética: implicações práticas na nutrição clínica; —– Nutrição e Saúde nos ciclos de vida da mulher: suplementação de nutrientes e fitoterápicos; —– Funcionais, fitoterápicos e suplementos. —– Workshop de Fitomedicina e Fitoterapia aplicados à nutrição; —– Nutrição esportiva funcional; —– Capacitação em dietoterapia vegetariana —–  Fisiologia da obesidade, da síndrome metabólica e da redução do peso corporal; —- Nutrição na terceira idade: do diagnóstico ao tratamento; entre outros. —– Atendimento a gestantes, lactentes, crianças, adolescentes, adultos e idosos e em pré e pró-gastroplastia. Fitoterapia aplicada a nutrição. Terapia Floral-, auriculoterapia. 

3 respostas para “CONSTIPAÇAO INTESTINAL: INTESTINO PRESO”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *