Skip to main content

PERDI PESO: COMO MANTER?

By 24 de fevereiro de 2011Nutrição

Quando ocorre a redução de peso através de uma dieta alimentar baseada em Reeducação Alimentar onde houve a conscientização da necessidade de mudanças mais internas do que externas, a manutenção do peso exigirá disciplina e comprometimento para que os resultados sejam definitivos e tragam melhoras na qualidade de vida.

Orientações que pode auxiliar:

– Manter a atividade física, no mínimo três vezes por semana.
– Manter o número e o horário das refeições.
– Beber água com gotas de limão nos intervalos das refeições.
– Quando cometer excessos, vale a “lei da compensação”: no dia seguinte fazer uma dieta leve baseada em frutas e verduras sem produtos lácteos.
– Conferir o peso de 30 em 30 dias, procurando estar com o mesmo tipo de roupa, utilizando a mesma balança.
– Não retire totalmente determinados alimentos, consuma-os com moderação e cuide com as escolhas e com a freqüência de doces que combinam açúcar e gordura (pudim, sorvete, mousse, etc).
– Prefira alimentos com baixo teor de gordura, opte pelas versões desnatados/light.
– Inclua na sua alimentação mais carnes brancas e magras (frango, peixe), consuma carne vermelha no máximo duas vezes por semana.

-Habitue-se a ingerir uma vez ao dia o suco verde sem coar: a celulose dos vegetais promovem saciedade e moderam apetite

– Para não enjoar, alterne durante a semana os frios, use embutidos de frango, chester, peru, atum em água e sal, deixando os mais gordos para no máximo duas vezes pôr semana.
– Evite as frituras em geral (no máximo uma vez pôr semana) e as massas folhadas, além de riquíssimas em gordura, fazem muito mal ao seu organismo, em especial ao coração.
– Varie ao máximo a sua alimentação em termos de textura, cor, temperatura, qualidade e praticidade. Quanto mais colorida for a sua alimentação, maior será o número nutrientes contemplados.
– Quando escolher um biscoito para o seu lanche, prefira sempre os que contenham fibras, amido de milho e/ou polvilho e evite os recheados.
– No lugar de um picolé ou sorvete de creme ou chocolate, prefira um picolé de frutas.
– Se não resistir ao chocolate, fique com uma barra pequena de puro chocolate ao leite no lugar das que contenham amendoim, marshmallow, etc. O chocolate meio amargo ou amargo contém menos calorias.

-Quando preparar molho branco, substitua a manteiga pôr requeijão light, a farinha de trigo pôr amido de milho e o leite integral pôr leite desnatado. O molho ao sugo será uma opção ainda menos calórica.
– Prefira os restaurantes “a quilo”, assim poderá servir o que você pode e deve comer.
– Evite o pratinho separado para saladas, sirva toda a comida no mesmo prato para ocupar o espaço e procure não repetir.
– Quando a porção de sobremesa, torta, sorvete, etc, for muito generosa, divida com um amigo ou companheiro (a).
– Antes de ir a uma festa ou ao supermercado fazer compras, faça um lanche leve (frutas, iogurte desnatado, barra de cereal, um suco verde (clorofila) ou folhas verdes principalmente chicória e almeirão etc, ficará mais fácil colocar um freio na gula.
– Para não sentir necessidade de repetir aquele doce delicioso e muito calórico, coma bem devagar, saboreando, sentindo e identificando todos os ingredientes que fazem parte da receita.
– Faça com que a sua alimentação seja algo interessante, experimente novos alimentos.

– Crie receitas saudáveis, lembrando sempre que a REEDUCAÇAO ALIMENTAR DEVE SER ENCARADA COM SATISFAÇAO, POIS COMER É UM DOS MAIORES PRAZERES DA VIDA.

Não esquecer também que tudo é uma questão de hábitos. O que se faz por mais de 20 vezes torna-se um hábito. Se o paladar está mal acostumado… cabe a cada um, mudar isto

A velha e verdadeira frase cabe bem aqui também: Paciência e persistência levam à perfeição.

E como disse o Pai da Medicina há mais de 2 mil anos: Somos o resultado do que comemos, tanto física como mentalmente.

VALORIZE E ORGULHE-SE do seu novo estilo alimentar!

Colaboração de:

Supercesta SESI

Leave a Reply

Close Menu

Atendimento Online e Presencial

Orientação nutricional:
Onívoros
Veganos
Vegetarianos

Medicina Tradicional Chinesa

Terapia Floral
Fitoterapia
Aromaterapia

Entre em contato: