Skip to main content

A flora intestinal equilibrada acaba com a rinite, sinusite e outras famosas ites….

By 25 de fevereiro de 2011Nutrição

O intestino é responsável pela produção de 80% de toda serotonina do organismo. Se o intestino está desequilibrado a produção fica insuficiente. Já se associa quadros depressivos ao mau funcionamento do intestino. O intestino além de produzir células responsáveis pela defesa do organismo como sistema imunológico, produz hormônios e enzimas para direcionar o caminho dos nutrientes dentro do corpo, acontecendo a digestão, o metabolismo, e a absorção dos nutrientes.

No intestino é feita a separação do que deve entrar no nosso organismo, e aquilo que deve ser excretado. Quando a flora intestinal está equilibrada,há mais bactérias boas do que más, e a parede do intestino faz perfeitamente a separação, como se fosse um filtro. Absorvendo os nutrientes e descartando os detritos. Se pelo contrário estiver desiquilibrada, haverá presença de fungos e de mais bactérias ruins do que boas o que afetará todo o processo, tendo tudo a ver com a celulite, o humor, sinusite e outras doenças. A flora desprotegida fica frouxa, permitindo que alguns resíduos de alimentos passem para a corrente sanguínea. O organismo não reconhecendo esses elementos entra em estado de alerta.. . O cérebro dá ordem para o sistema imunológico atacar os detritos que foram parar no sangue.

O organismo passa então a produzir substancias para combater o inimigo. Se isso acontecer sempre o processo inflamatório pode tornar-se crônico e esgotará as defesas naturais. A resistência fica baixa. A parede do intestino estando frouxa, não há absorção dos nutrientes, você come, mas não se nutre. O fígado acaba ficando sobrecarregado, porque os detritos são carga extra para ele, que não consegue eliminar todas as toxinas que o organismo produz.. Sendo a celulite conseqüência de uma alteração de circulação e de um processo inflamatório, ganha terreno e aparece.

Sintomas do intestino com problemas:

Quadros insistentes de inflamações, infecções, e as famosas ites (rinite, sinusite etc.)

Resfriados e gripes que vão e vem

Língua esbranquiçada]

Micose de unha

Psoriase

Alergias

Cansaço e irritabilidade.

Fatores que desequilibram a flora intestinal:

  • Mastigação rápida, engolindo quase sempre inteiro – Os alimentos chegando ao intestino mal digeridos, o aproveitamento dos nutrientes é menor porque o organismo só absorve o que está na superfície. Se o alimento está mal digerido, vira algo para proliferação de bactérias ruins, que disputam espaço com as boas.
  • Ficar mais do 4 horas sem alimentar-se
  • Tomar líquidos durante as refeições. – Afeta o bom funcionamento do intestino. Bebendo enquanto come, o estômago tem dificuldades para produzir as enzimas digestivas, além de diluir o ácido clorídrico do mesmo, modificando o pH, do sistema digestivo e a más bactérias se reproduzem.
  • Uso constante de remédios como antiinflamatórios, antibióticos e anticoncepcionais.

É possível prevenir….

  • Mastigue muito bem os alimentos. No mínimo 15 mastigadas. O alimento precisa chegar ao estomago confundindo-se com o suco gástrico, ou seja: quase líquido.
  • Alimente-se de 3 em 3 horas em pequenas porções.
  • Alimente-se com tranqüilidade
  • Nunca alimente-se em estado de nervosismo ou ansiedade.
  • Não alimente-se em espaço menor de 2 horas
  • Se for necessário consumir medicamentos como os acima citados, procure consumi-los com suco de folha de lima, ou chá de raiz de urtigão. São desintoxicantes.
  • Procure consumir muita água, no mínimo 8 copos diários. Consuma com gotinhas de limão. Ativará a imunidade, além de conter vitamina C e ser antioxidante..
  • Uma xícara de chá de sálvia, ou alfavaca consumidos em jejum ajudam a proteger a flora intestinal.

Leave a Reply

Close Menu

Atendimento Online e Presencial

Orientação nutricional:
Onívoros
Veganos
Vegetarianos

Medicina Tradicional Chinesa

Terapia Floral
Fitoterapia
Aromaterapia

Entre em contato: