PostHeaderIcon COMO ENGORDAR COM SAÚDE….

COMO ENGORDAR COM SAÚDE….

O biotipo de cada indivíduo é genético. Por isto a pessoa pode não conseguir chegar num nível esperado, mas pode conseguir aumentar bem o volume corporal.

O segredo é não tentar engordar  com  doces (açúcar) e  gorduras, e sim investir numa dieta equilibrada e fazer exercícios físicos. Uma dieta adequada para engordar precisa ter  os alimentos que a  equilibram:  proteínas, carboidratos, gorduras, e quantidade suficiente de sais minerais e vitaminas.

Além de uma alimentação equilibrada e saudável pode-se optar por atividades que aumentam a massa muscular, como musculação por exemplo, que ajudará a engordar proporcionalmente.

 

DICAS SAUDÁVEIS QUE AJUDAM A GANHAR PESO.

  • Manter a freqüência de refeições como (café da manhã, almoço e jantar) ao dia, mantendo sempre os mesmos horários.
  • Comer devagar, num local tranqüilo, sem barulho. Se não for possível, enquanto comer tente se concentrar na comida e no ato de se alimentar. Olhe para as cores dos  alimentos (é necessário consumir no mínimo três cores diárias verde, amarelo e vermelho)
  • Enriquecer todas as refeições habituais, em termos de valor calórico. Se, por exemplo, você toma leite de manhã, enriqueça-o com mel, frutas, e/ou cereais, granola, passas,  etc.
  • Evite comer fora do horário. Algumas pessoas perdem a fome se comerem algo antes do almoço. Prefira fazer poucas refeições, mas bem feitas.
  • Tomar água em pequenas quantidades durante todo o dia. Num total de, pelo menos, 2 litros. Mas prefira água aos refrigerantes, que não são bons para o organismo.
  • Durante a refeição não beba líquido. Ele atrapalha a mastigação, que prepara o alimento e o aparelho digestivo para a digestão.
  • Manter o consumo de frutas e verduras que vão normalizar o organismo para que ele absorva melhor os alimentos.
  • Tomar, até meia hora antes da refeição, um copo de suco de limão ou laranja, ou comer um pedaço de maçã. Abre o apetite e retém mais os sais minerais.
  • Enriqueça seus alimentos com nozes, castanhas,  amendoim, (no iogurte, nas saladas de frutas. Utilize em muitas preparações a aveia em flocos.

Importante: não tente ganhar peso rápido, isto pode trazer problemas de saúde para você.

DICA: Um tratamento natural através da homeopatia, fitoterapia  e florais pode ajudar sem trazer efeitos colaterais neste caso. Com a orientação de um bom profissional desta área, pode-se ter bons resultados.
Não é aconselhável suplementação para ganhar peso, pois pode  acontecer de engordar  mais do que o necessário.

Algumas pesquisas apontam que após os 40 anos e idade, a tendência do ser humano é adquirir em média um quilo por ano.

Sugestões para aumentar a oferta calórica e protéica

Tipo de Alimento

Adicionar para enriquecer

Leite Leite em pó, mel , creme de leite, sorvete amendoim, abacate
Sopas Azeite ou óleo vegetal, manteiga, carne ou ovo.
Carne Ovos
Frutas Farinhas, leite condensado, mel, sorvete, leite em pó, chocolate
Pães\cereais Geléia, mel, , manteiga  derretida, queijo.
 Suplementos Incluir nos intervalos entre as refeições (Nutren, sustagem, ovomaltine, etc.

 

Eroni Lupatini nutricionista formada pela Faculdade Assis Gurgacz. Especialista em Docência do Ensino Superior – UNIPAN. Extensão universitária em: Fitoterapia para Nutricionistas. –Nutrigenética e Câncer – Cuidados nutricionais e metabólicos pré e pró cirurgia bariátrica; Nutrição e Suplementação especializada no esporte: da teoria à prática; Nutrigenômica e Nutrigenética: implicações práticas na nutrição clínica; Nutrição e Saúde nos ciclos de vida da mulher: suplementação de nutrientes e fitoterápicos; Funcionais, fitoterápicos e suplementos. Workshop de Fitomedicina e Fitoterapia aplicados à nutrição; Nutrição esportiva funcional; Fisiologia da obesidade, da síndrome metabólica e da redução do peso corporal; Nutrição na terceira idade: do diagnóstico ao tratamento; entre outros. Atendimento a gestantes, lactentes, crianças, adolescentes, adultos e idosos e em pré e pró-gastroplastia. Fitoterapia aplicada a nutrição. Terapia Floral- MTC – ortomolecular, auriculoterapia. CRN 4298.

“.

Deixe um comentario

Artigos
Meu Twitter: