PostHeaderIcon ABACATE

PROPRIDADES DO ABACATE-

 

Segundo Balbach (1963), é originário do México e aclimatado no Brasil. Pertence a família das Lauráceas, onde se incluem também a canela, louro, o sassafrás, etc. Na Argentina e Chile é chamado de palpa. No México ahuaca ou ahuacaco. Nos Estados Unidos avocado, Na Inglaterra butter-perar. Na França persée ou avocat.

Riquíssimo em muitos nutrientes:  proteínas, fibras, Vitamina A,E, complexo B, C. e os minerais: fósforo, ferro  cálcio e potássio.

O que realmente caracteriza o abacate é o seu rico conteúdo em gordura, 8,8g% no abacate roxo, 15,8g% no abacate Guatemala, de 16 a 18,5g% no abacate comum.

Aproximadamente 89% do calor energético do abacate provém desta gordura assim distribuída: 3,7g de gordura saturada, 8,3g de gordura mono-insaturada e 6,5g de gordura poliinsaturada e quantidades ínfimas de colesterol (14mg%).  (RG NUTRI, 2008-2010)

O seu conteúdo em gordura monoinsaturada (principalmente ácido oleico, como o azeite) e vitamina E, torna-o num alimento com poderosa acção antioxidante. Esta propriedade protege contra o cancro e doenças cardiovasculares.

A vitamina E tem capacidade de proteger o colesterol das LDL (mau colesterol), impedindo a sua oxidação pelos radicais livres de oxigênio. Desta forma reduz os riscos de problemas cardiovasculares. Esta vitamina desempenha ainda um papel importante na contagem e mobilidade dos espermatozóides. O aumento da ingestão de alimentos ricos em vitamina E pode melhorar a fertilidade nos homens. Por isto é chamado de afrodisíaco.

Estudos recentes revelaram que dietas ricasem vitamina Epodem oferecer proteção conta a doença de Parkinson, apesar de serem necessárias investigações mais conclusivas.

O abacate é também rico em potássio, (alimento imperdível para os atletas), mineral importante na regulação da pressão arterial. A carência de potássio pode levar a depressão, confusão mental e problemas musculares.

É igualmente uma boa fonte de vitamina B6, importante para aliviar as mudanças bruscas de temperamento das mulheres com problemas de tensão pré-menstrual.

A polpa e a gordura do abacate são também utilizadas  em cuidados de beleza, no tratamento da pele. Alguns dos seus componentes químicos estimulam a produção de colágeno, que ajuda a suavizar as rugas, conferindo à pele um aspecto fresco e saudável (CENTRO VEGETARIANO, 2001)

UTILIDADES MEDICINAIS:

Mastigam-se  folhas frescas para curar afecções da boca, ,estomatites, supurações, e para fortificar gengivas e dentes age também nas aftas e amigdalites.

As folhas e brotos, em chás, agem como diuréticos, combatem gases do estomago e intestinos, auxilia na menstruação escassa, age na bronquite, catarros, cansaço, debilidade do estomago, diarréia, doenças do rim, rouquidão, tosse.

O caroço tostado e moído bem fino, dissolver 2 colherinhas em água morna, combate diarréia. Melhor efeito com chá de folhas de goiabeira.  Uma colher de sopa de caroço moído e torrado consumido com alimentos, ajuda a combater cálculos renais

A casca, esmiuçada com mel e limão, em jejum  é vermífuga.

O chá do cozimento do caroço é utilizada para caspas, e eczemas do couro cabeludo

Cataplasmas de caroço tostado e moído, favorece a cura das inflamações dos dedos

Compressas quentes com o chá das folhas aliviam dores de cabeça e nevralgias (BALCH, 1963).

HIDRATAÇAO COM ABACATE

seus nutrientes permitem uma hidratação fantástica de pele e cabelo:  separe meio abacate, meia gema, uma colherinha de mel, misture a um creme hidratante para cabelos (para atenuar o cheiro do ovo) massageie os cabelos, coloque toca térmica por 10 minutos ou  envolva numa toca de papel alumínio e deixe por 40 minutos, depois lave enxágüe abundantemente. (Fazer ao menos uma vez cada 3 meses)

Aproveite o abacate e a clara do ovo e meia colherinha de mel faça um creme e coloque no rosto. Cuide para não movimentar os músculos ate secar.

A pele fica brilhante e  sedosa.

DICAS SOBRE O MANUSEIO DO ABACATE
1. Quando você cortar o abacate e usar apenas uma de suas partes, coloque um pouco de farinha de rosca  na superfície da outra parte para ela não escurecer.
Para o abacate cortado não escurecer, passe uma camada fina de manteiga na superfície da parte cortada.
2. O creme de abacate não escurece se você colocar dentro da vasilha o próprio caroço do abacate, ou uma colher de aço inoxidável, e guardar na geladeira.

 

Colaboração:

BALBACH, Alfonso. As frutas na medicina natural. SP. Editora Missionária.1993.

 

Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/index.php?article_id=100

 

Revista RG NUTRI – identidade em Nutrição. 2008-2010 http://www.rgnutri.com.br/alimentos/propriedades/abacate.php

 

http://pt.shvoong.com/business-management/human-resources/1895154-02-dicas-sobre-manuseio-abacate/

 

 

 

 

 

 

SANDUÍCHE DOS ANDES

Rico em Coenzima Q10: o abacate combate gordura abdominal) provoca saciedade, garante equilibrio metabólico: abacate amassar com cacau e açúcar mascavo (após almoço ou lanches)

2 fatias de pão integral ou centeio ou 1 pão sírio integral

Meio abacate amassado com gotas de azeite de oliva e sal, orégano, salsinha desidratada (ervas finas se gostar).Ricota fresca o quanto baste. Folhas de alface. Rodelas de tomate, Cenoura ou ralada e ou pepino. Iogurte natural desnatado para substituir a maionese. (Passar o abacate nas duas fatias de pão. Colocar os outros ingredientes e por último o iogurte. (Eu, 2010)

 

Eroni Lupatini é nutricionista formada pela Faculdade Assis Gurgacz. Especialista em Docência do Ensino Superior – UNIPAN. Extensão universitária em: Fitoterapia para Nutricionistas. –Nutrigenética e Câncer – Cuidados nutricionais e metabólicos pré e pró cirurgia bariátrica; Nutrição e Suplementação especializada no esporte: da teoria à prática; Nutrigenômica e Nutrigenética: implicações práticas na nutrição clínica; Nutrição e Saúde nos ciclos de vida da mulher: suplementação de nutrientes e fitoterápicos; Funcionais, fitoterápicos e suplementos. Workshop de Fitomedicina e Fitoterapia aplicados à nutrição; Nutrição esportiva funcional; Fisiologia da obesidade, da síndrome metabólica e da redução do peso corporal; Nutrição na terceira idade: do diagnóstico ao tratamento; entre outros. Atendimento a gestantes, lactentes, crianças, adolescentes, adultos e idosos e em pré e pró-gastroplastia. Fitoterapia aplicada a nutrição. Terapia Floral- MTC – ortomolecular, auriculoterapia. CRN 4298.

 

Deixe um comentario

Artigos
Meu Twitter: