PostHeaderIcon ALIMENTOS DE COR AVERMELHADA

ALIMENTOS DE COR AVERMELHADA

As cores dos alimentos são determinadas pela presença dos pigmentos.

Estas substâncias, além de colorir desempenham, papéis importantes na prevenção e na proteção do organismo contra doenças.

O licopeno é uma substância que age como antioxidante e é responsável pela cor vermelha do morango, tomate, melancia, amora, goiaba vermelha, framboesa, cereja, groselha vermelha pimenta e pimentão vermelho e etc.

Mais recentemente foi é apontado como um protetor eficaz contra o aparecimento de câncer de próstata  e de mama

Os alimentos vermelhos contêm, ainda, antocianina que estimula a circulação sangüínea. Alguns como a pimenta vermelha possuem capsaisina que são termogenicos. Alem disso alimentos vermelhos são especialmente indicados para aumentar a imunidade.

Os alimentos de pigmentação vermelha,possuem poucas calorias por isto são muito utilizados em dietas de emagrecimento.

Propriedades de alguns alimentos

Morango:

O morango é rico em vitamina C,  B1, B2, A, niacina potássio, cálcio, ferro, fósforo, e compostos fenólicos (grupo de antioxidantes que combatem os radicais livres), bioflavonóides, fibras solúveis e insolúveis, etc.

Facilita a digestão, aumenta a resistência do corpo às infecções, contribui para a diminuição do colesterol ruim, efeito diurético, antiinflamatório em reumatismo e gota.  Tem ação vermífuga. Contribui na formação de colágeno, cicatrização de ferimentos, auxlia no desenvolvimento e regeneração dos músculos, pele, ossos e dentes. É indicado que seja consumido inteiro e in natura. Não se deve usar açucar. 100g da fruta crua possui apenas 39 calorias

Na hora de comprar morangos, escolher os  pequenos, pois os maiores e deformados podem indicar presença de agrotóxico no cultivo. O ideal é comprar morangos com a parte do início do talo ainda verde, assim permanecerão mais tempo frescos. Antes de consumir as frutas, deixe-as de molho em uma mistura de 1 litro de água para cada colher de vinagre, por 15 minutos. Não guarde frutas úmidas na geladeira, pois elas podem estragar mais rápido.

Framboesa:

Contém vitamina A, B1, C,niacina, cálcio, fósforo e ferro.

Fruta refrescante, laxante, diurética, também útil nas afecções do fígado e  vesícula biliar. As folhas podem ser usadas desordens de menstruação, úlceras, feridas, reumatismos, hemorroidas etc. A raiz é utilizada para areia nos rins. 100 gramas da fruta contém, 56 kcal

Melancia:  contém vitamina B1, B2, Niacina Vitamina C, fósforo, cálcio, ferro. Diurética.  Deve ser consumida sempre isoladamente, pois não combina com alimentos sólidos ou líquidos.Auxilia  no ácido úrico, cirrose hepática, constipação intestinal, má digestão, doenças do estomago, flatulência.

A casca da melancia é rica em citrulina, que é convertia em arginina através de um processo enzimático. A arginina estimula a produção de acido nítrico, que relaxa os vasos sanguíneos: excelente tonico para o coração. As sementes trituradas controla glicose: ótima para diabéticos. Porém a fruta deve ser evitada pois o índice de glicose é muito alto.

100 gramas da fruta contém 31 kcal

Para escolher uma boa melancia observe se sua casca é firme, lustrosa, resistente e de cor verde-rajada. Para ver se está pronta para o consumo, bata com a palma da mão ou nó dos dedos na casca: se emitir um som oco, a melancia está boa para consumo. Tomate:

Fruto de planta hortícola. Os quatro tipos mais consumidos são: Santa Clara: mais comum e de baixo custo. Na culinária, é usado para saladas e molhos. Caqui: de tamanho maior e consistência mais firme, é ideal para uso em saladas e lanches. Italiano ou Saladette: de formato mais comprido, é comercializado bem maduro e utilizado principalmente em molhos.

Cereja: essa variedade é pequenina e ideal para saladas e aperitivos.

Contém Vitamina A, B1 B2 Niacina Vitamina C, e vitamina P. fósforo, cálcio, enxofre, ferro. É laxante depurativo, antitóxico. Suas sementes  são ótimas contra prisão de ventre. É  ótimo recurso para dissolver cálculos renais. Nestes casos tendo o cuidado de não consumir excesso de cálcio na dieta. Pois o efeito pode ser contrário. Benéfico  para o  cérebro, especialmente para o desgaste mental. In natura é ótimo para  reumatismo, gota e tumores.  Aplicado topicamente, em cataplasmas ou o fruto fresco  desinflama hemorroidas, elimina calos e verrugas aplicando durante a noite. Para desinflamar os olhos usa-se aplicações de rodelas de tomate. Rico em iodo auxilia nos distúrbios da tireoide. Um coquetel do suco de 2 ou  tomates e 2 ou 3 talos de aipo combate problemas renais. Tomate com salsa é benéfico contra artrite.  Suco do tomate verde, em gargarejos tem ótimos resultados nas amigdalites e inflamações da garganta. Em fricções o suco ou mesmo cozido, aplica-se  ao couro cabeludo contra caspa e queda de cabelo. Atua beneficamente nas queimaduras do sol passando várias vezes durante o dia.

Se consumidos como saladas, precisam ser bem maduros, ou serão nocivos ao fígado, rins e coração e podem até provocar prisão de ventre. Não convém usar vinagre, nem mesmo suco de limão, pois o ácido oxálico nele contido, combinado com outro ácido produz toxicidade. A quantidade de licopeno em produtos processados (molhos, polpas, purês, extratos, massas, sucos e ketchup) é geralmente maior que a encontrada em alimentos in natura.

 Em 100 gramas o tomate contém 20 kcal.

Na hora da compra observar o aspecto do fruto que deve estar firme, sem partes moles e escuras. Prefira os mais vermelhos.

Amora:

Contém Vitamina A, B1, B2, Niacina Vitamina C, potássio, fósforo, cálcio, ferro. É calmante, digestivo, diurético. Bochechar com suco de amora  combate aftas, o mesmo suco com mel é eficaz em amigdalites. A casca e a raiz em infusão combate a tosse.  Chá das folhas é útil no diabetes e hipertensão arterial e combate fogachos da menopausa. Em 100 gramas contém 61 kcal.

Goiaba vermelha

Possui quantidade razoável de minerais como cálcio e fósforo. Rica em vitaminas A, B1, B2, B6, riquíssima em vitamina C. O conteúdo de vitamina C vai diminuindo de fora para dentro do fruto. Portanto a casca é mais rica do que a polpa externa e esta mais que a polpa interior. Foi utilizada na ultima guerra mundial como suplemento na alimentação dos soldados.  Desidratada e reduzida a pó, aumentava resistência orgânica contra infecções. As folhas e a casca da goiabeira utilizam-se contra hemorragias uterinas, incontinência urinária, retenção de líquidos nas pernas e pés. Consumir preferencialmente in natura. Em 100 gramas contém 39 kcal.

Na hora da compra verificar que a  casca esteja verde lisa e sem furinhos e estejam firmes

Cereja

Origina-se da Ásia Menor. Altamente depurativa. Antioxidante em potencial. Renovador de células. Combate ácido úrico. Indicada também no reumatismo, gota e artrite. Bons resultados em problemas do fígado, rins e perturbações intestinais.  Amassar a cereja com caroço e cozinhar, bebendo várias xícaras ao dia, elimina cálculos renais e  de bexiga. Seu suco é altamente diurético. O caroço tem propriedades vermífugas. Os talos ou pés do fruto, em infusão são calmantes, diuréticos e uteis contra tosse e catarros. Consumir preferencialmente in natura.  Em 100 gramas contém 78 kcal.

Compre somente as cerejas de cor vermelha bem escura e, de preferência, ainda com o cabo. Ao ser tocadas com os dedos, a fruta deve mostrar-se firme.

Groselha vermelha

Originária da Europa setentrional, do Canadá e da Sibéria.

Rica em fósforo,cálcio pequena quantidade de  ferro e traços de Vitamina C. Além de ter  propriedades semelhantes as da framboesa, tem ação descongestionante sobre o fígado, muito útil na icterícia, e em cálculos biliares. Muito útil  no sarampo, escarlatina e pneumonia. É laxante, depurativa  e diurética.  O infuso de folhas é útil nas anginas, estomatites, vaginites e úlceras.  Em 100 gramas contém 30 kcal.

 Pimentão  vermelho e pimenta vermelha

Ricos em vitamina A e C e grande conteúdo de cálcio, sódio, fósforo e ferro. contém  capsorubina, um pigmento antioxidante e protetor das células.

Em combinação com suco de cenoura elimina manchas da pele, gases estomacais e intestinais, cólicas ou dores abdominais. Tomar antes das refeições. Muito útil em cardápios de emagrecimento por possuir pouquíssimas calorias. Tem ainda a propriedade termogênica da capsaicina, responsável pelo sabor ardido,  que acelera metabolismo e  auxilia a perda de peso.

Segundo estudos  a capsaicina tem um poder antioxidante 2x maior do que o ácido ascórbico(vit C)  A atividade antioxidante da pimenta combate os  radicais livres evitando a oxidação diminuindo, assim, o risco de doenças cardiovasculares mais graves. Numa colher de sopa de pimenta encontra-se 70% da recomendação de vitamina A e mais do que 100% de vitamina C. além de conter bioflavonóides que auxiliam na prevenção do câncer, principalmente o câncer de próstata.

Tem tido destaque  no tratamento da obesidade, pois atua no sistema nervoso aumentando noradrenalina e adrenalina,  estimulando assim  a liberação de endorfina, a qual confere ao individuo uma sensação de bem-estar e diminui a vontade de comer. Em 100 gramas contém 30 kcal.

Ao comprar, prefira pimentões limpos, firmes e brilhosos. Os mesmos podem ser conservados na geladeira por mais de uma semana.

Depois de higienizado corte-o em volta do cabo e com uma faca, retire as sementes e as membranas de dentro. Volte a lavar e corte-o como desejar

IMPORTANTE:

Sempre que for comprar frutas verduras e legumes, escolha as de boa procedência e de época.

Preferir sempre frutas legumes e verduras orgânicos com certificação. Caso não seja possível veja como higienizar e diminuir a concentração de agrotóxicos.
1) Lavar em água corrente.
2) Deixar o alimento inteiro com casca e com sua proteção e  sem cortes  de molho na água da torneira por 40 minutos. (não misturar legumes e frutas)

3) Retirar  os alimentos e colocar em outra vasilha com água e 1 colher de sopa de agua sanitária para cada litro de água.

4) Aguardar 15 a 20 minutos, enxaguar em água corrente e consumir ou guardar em geladeira

 Créditos para:

Eroni Lupatini  CRN 4298 PR

Nutricionista RT
Nutrição Clínica funcional — Auriculoterapia

Medicina Tradicional Chinesa –
Terapia Floral/Fitoterápica

http://www.eronilupatini.com/
contato:  nutricionistaeroni@hotmail.com

Deixe um comentario

Artigos
Meu Twitter: