PostHeaderIcon Chá verde, perda de peso, doses, efeitos colaterais

Está comprovado que o chá verde acelera o metabolismo e ajuda a queimar gordura corporal.

Porém devo lembrar que apenas o chá verde, não fará milagres!

É necessário, uma dieta balanceada, dentro do equilíbrio de todos os nutrientes necessários para manter a boa saúde. E esta dieta comporta também, atividade física e maior consumo de água.

De nada adianta perder 5 quilos em uma semana como divulgam certas propagandas de chá verde, e perder ao mesmo tempo a saúde. Quando se perde rapidamente, não se perde gorduras, mas sim líquidos corporais. E com os líquidos corporais, perdem-se os minerais e as vitaminas, que são os reguladores, e os mantenedores do equilíbrio e da saúde.

Quanto mais rápido se perde peso mais rápido se os recupera.

O ideal é perder lentamente, com saúde, e alimentando-se adequadamente. Reeducação alimentar é para isto. Perder peso, alimentando-se. Dieta com prazer e alegria….

Pois em termos de alimento nada nos é proibido, tudo é permitido, desde que com moderação e quantidade correta.

A dose recomendada é de 1 litro por dia, não devendo ser ultrapassada, pois o excesso pode causar efeitos colaterais como: insônia, pirose, manchas nos dentes. Para os pacientes que não toleram as infusões ou não se adaptam ao sabor do chá, existem o chá misturado com frutas secas, proporcionando melhor palatabilidade ou as cápsulas com o extrato da planta, alertando porém que a cápsula costuma ter uma dose altíssima do princípio ativo, o que pode interferir na qualidade do sono e na pressão arterial. Portanto, só deve ser usada se houver a indicação de um profissional (endrocrinologista, homeopata, fitoterapeuta ou nutricionista) de sua confiança).

Quanto ao chá de saquinho, traz várias partes da planta, como folhas e talos. Isso diminui a concentração dos princípios ativos da erva e o efeito acaba sendo apenas aromático o do aroma.

Em jejum, o ideal é tomar o chá morno – cai melhor no estômago vazio. Nos demais horários (lanches da manhã e tarde, meia hora antes ou duas depois das refeições principais), tome-o na temperatura que você preferir – quente, frio ou gelado –, desde que tenha sido feito da maneira adequada. E se você tiver insônia, tome a última xícara no máximo até as 17 horas.

Pode ser consumido doce. Se preferir doce use uma quantidade pequena de mel (uma colher de chá) ou de estévia. Açúcar e adoçantes químicos prejudicam o poder do chá de desintoxicar o organismo, dificultando a perda de peso.

Contra-indicações/cuidados: grávidas, crianças, pessoas com estômago sensível, com sistema cardiovascular debilitado, doenças renais e hipertireoidismo.

Efeitos colaterais: hiperacidez, redução do apetite, prisão de ventre ou diarréia e irritação do aparelho digestivo. O consumo de Chá Verde durante um longo tempo em grandes quantidades pode ocasionar sintomas não específicos, como agitação, irritabilidade, insônia, palpitação, vertigem, vômitos, perda de apetite e dor de cabeça. Na superdosagem pode ocorrer tremores e elevada excitabilidade. Os primeiros sinais de intoxicação são vômitos e espasmos abdominais. Intoxicações fatais com Chá Verde não são possíveis.

Suavizar o sabor do chá verde

Você pode combiná-lo com cidreira, hortelã, erva-doce, casca de frutas (abacaxi, manga, pêssego) ou maçã seca para suavizar o sabor amargo, sem interferir nos efeitos terapêuticos da Camellia sinensis. Faça assim: ferva 1 litro de água com 1 pedaço médio de casca de abacaxi ou 1 punhado de folhas de cidreira, por exemplo. Desligue o fogo e acrescente o chá verde. Abafe por 2 ou 3 minutos e coe.

Obs: Um copo de chá verde 30 minutos após o almoço, terá também efeito digestivo, além de ajudar a acelerar o metabolismo. Fazendo desta prática um hábito, impedirá o consumo de refrigerantes, e sucos doces.

Uma resposta para “Chá verde, perda de peso, doses, efeitos colaterais”

  • Antes de falar sobre esse surpreendente post, preciso elogiar a magnífica qualidade do seu blog. Simpatizo com sites como esse que entendem o valor de prover uma boa coleta de informações de graça. Este site parece ser uma fonte sem fim de informação. Continue assim!

Deixe um comentario

Artigos
Meu Twitter: