Skip to main content

BANANA VERDE COMBATE DESNUTRIÇAO E OTIMA PARA CELIACOS EM SUBSTITUICAO AO TRIGO

By 26 de fevereiro de 2011março 3rd, 2021Nutrição

A farinha de banana verde tem grande valor nutricional e é utilizada principalmente na alimentação das crianças, idosos e gestantes porque substitui o trigo sem conter glúten. Ela é utilizada no preparo de pães, bolos, vitaminas e mingau ou creme de banana. “A fruta tem que estar no ponto certo. A banana é descascada, higienizada por meio de clorificação ( adição de cloro para evitar que o produto estrague), depois é desidratada, triturada e embalada. A casca e as folhas são moídas e misturadas à ração para gado, pois aumenta o valor nutricional”, explica a administradora do grupo Novo Ideal.

A banana verde é uma das grandes novidades para ajudar a ter uma alimentação mais saudável, e energética. A fruta pode ser usada na cozida ou na forma de biomassa (pasta que prepara em casa e pode até congelar).
Segundo a nutricionista Elaine Cristina Rocha de Pádua, da Clínica DNA Nutri, de São Paulo, a banana verde é ótima substituta para as batatas e até para a farinha de trigo. “Também pode incrementar shakes, iogurtes e cafés batidos, ótimas alternativas para beber depois da academia, por exemplo.” Ela oferece boa quantidade de vitaminas A, B1, B2, ácido nicotínico, sódio, magnésio, manganês e cobre. E é generosa em potássio, que evita cãibras. “O mineral é ótimo também para a saúde do coração”, acrescenta a expert. Para completar, tem pouco açúcar e grande quantidade de amido resistente, substância que dificulta a absorção de gorduras e da glicose. “Por ser uma fibra insolúvel, passa pelo sistema digestivo sem ser absorvida, melhorando o funcionamento do intestino.”

Preparo da biomassa
Lave as bananas verdes com casca, utilizando esponja com água. Coloque-as com casca em uma panela de pressão com água fervente até cobri-las e cozinhe durante 20 minutos. Desligue o fogo nos nove primeiros minutos e deixe que a pressão continue cozinhando as bananas. Espere o vapor sair naturalmente da panela e vá tirando aos poucos a casca da polpa (ainda quente para não enfarinhar) e passe imediatamente no processador ou liquidificador. Depois é só passar no processador. Agora você pode guardar na geladeira por até oito dias ou congelar por três meses, utilizando-a na preparação de inúmeras receitas de shakes, iogurtes, cafés, farofas, bolos, picadinhos…Se quiser usar também as cascas, basta colocá-las em uma solução de 1 litro de água com 2 limões e deixar por 40 minutos.

CAFÉ COM BIOMASSA
• 1/2 xícara (chá) de biomassa (polpa)
• 4 xícaras (chá) de leite
• 1 xícara (chá) de café
• Açúcar ou adoçante
• Pitadas de canela
Modo de preparo
Junte o leite e a biomassa e leve ao fogo, mexendo sempre. Espere levantar fervura e leve ao liquidificador junto com o café e bata bem até ficar espumante. Adicione açúcar e sirva quente, com as pitadas de canela.
Rendimento: de 5 a 6 xícaras

Iogurte de banana verde
• 1 copo de iogurte natural ou de frutas
• 2 bananas verdes cozidas quentes
• Açúcar ou mel para adoçar
Modo de preparo
Aqueça a banana verde no microondas ou na água fervente. Jogue pedaços da banana verde no liquidificador junto com o iogurte. Acrescente mel ou açúcar e sirva.

SHAKE DE BANANA VERDE
• 2 bananas verdes cozidas sem casca
• 2 copos (500 ml) de suco de laranja
• 400 g de melancia sem semente
• 1/2 maçã com casca
Modo de preparo
Bata tudo no liquidificador e sirva gelado.

Colaboração de:

http://www.oestadoacre.com/index.php?Itemid=2&id=1221&option=com_content&task=view

http://arquivinho.wordpress.com/2008/01/18/po-de-banana-verde-para-colher-pique/

PÃO DE FARINHA DE BANANA VERDE.

Ingredientes:

2 xícaras de Farinha de Banana Verde
2 xícaras de água
2 ovos, de preferência orgânicos
1/2 xícara de óleo
3 colheres de sopa de açúcar mascavo

1 colher de café de sal marinho

2 tabletes de fermento para pão (15g cada)

Preparo:

Ponha a farinha de banana verde, o açúcar e o sal marinho “Dr. Grão” num recipiente e reserve a parte. Bata no liquidificador o fermento esfarelado, os ovos, o óleo e a água morna.
Coloque na vasilha de pão de fôrma untada, com a Farinha de Banana Verde Dona Nica, cubra com um pano e deixe em repousa por cerca de uma hora (até dobrar o volume).
Leve ao forno pré-aquecido com a temperatura de 180°C a 210°C por 20 minutos.

Fonte:

Flávia Morais – Nutricionista Mundo Verde Franquia.

Join the discussion 2 Comments

  • Magali Gonçalves Pantiga disse:

    Eu não entendi, as cascas cozidas devem ficar de molho na água com limão e depois bater no liquidificador só as cascar ou eu bato também a água e o limão? Neste caso, como devo usar essas cascas batidas? Ela é igual a biomassa feito com as banana?

    • Boa noite, me perdoa somente quase um ano depois é que fui ver seu comentário ….. até fui reler, e vi estava na ordem incorreta.As cascas pode utilizar para refogados ou farofa, basta cortar e utilizar como se fosse carne moída. abraço

Leave a Reply

Close Menu

Atendimento Online e Presencial

Orientação nutricional:
Onívoros
Veganos
Vegetarianos

Medicina Tradicional Chinesa

Terapia Floral
Fitoterapia
Aromaterapia

Entre em contato: