Skip to main content

Quinua – a mãe dos seres humanos – é o melhor alimento do mundo

By 25 de fevereiro de 2011Nutrição

O alimento que poderia aliviar a fome e restaurar a saúde do mundo.

QUINUA (Chenopodium quinoa)

A quinua é um pseudo-cereal da família das Quenopodiáceas, domesticada e cultivada há 5.800 anos nos Andes e tem diferentes centros de domesticação no Peru, Bolívia e Equador. Também chamada quínua e quinoa, o nome quinua é de origem quéchua, o idioma falado pelos antigos incas.

Conhecida como o trigo dos incas, para quem a quinua era considerada uma planta sagrada, um símbolo religioso, os incas – que a cultivavam há 8 mil anos – a chamavam de Grano Madre ou Grano de Oro. Com o domínio espanhol, acabou sendo substituída por alimentos usados pelos colonizadores. Atualmente, a quinua é produzida por mais de 20.000 pequenos produtores, apoiados pela ANAPQUI (Associação Nacional de Produtores de Quinua). Diferentes sites e especialistas ora informam que a quinua é típica da Bolívia, ora que é do Peru, mas admitem que Equador, México e Estados Unidos têm uma pequena produção.

Os produtores pretendem alcançar um estágio de produção que permita grandes exportações e viabilize uma divulgação maior dos atributos desse alimento. As sementes da quinua representaram, no passado, a base da alimentação da família boliviana, e ainda constituem um componente fundamental à dieta dos camponeses andinos.

A ciência tem se esforçado para comprovar muitos saberes intuitivos de nossos antepassados. A quinua, já foi até apelidada de mãe dos seres humanos, por conter todos os aminoácidos essenciais. Por essa razão, é vista como uma alternativa alimentar altamente nutricional, e ecologicamente viável. Ela produz uma semente pequena, comestível, rica em proteínas, aminoácidos, vitaminas e minerais, bons carboidratos (fontes de energia) e fibras.

Para a FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), a quinua é um dos raros vegetais completos que apresentam um balanço de aminoácidos adequado à nutrição humana.

A quinua é avaliada pela Academia de Ciências dos Estados Unidos como o melhor alimento de origem vegetal para consumo humano. Seu valor nutritivo é tão grande que foi selecionado pela Nasa para integrar a dieta dos astronautas em vôos de longa duração.

A quinua pode ser encontrada no Brasil, importada da Bolívia, mas já vem sendo cultivada na região do Cerrado, no Distrito Federal, e tem sido estudada por pesquisadores da Embrapa. Planta exótica, que chega a medir 2,5 metros de altura, possui uma enorme plumagem, encontrada nas cores preta, vermelha, roxo, alaranjada, branca, amarela e verde, enfeitando os campos. A espécie mais estudada até hoje é a quinua real, também a mais comercializada. Bastante resistente, a planta se adapta a diversas condições de latitude e altitude, e pode crescer em zonas áridas e semi-áridas. A quinua real é só uma das muitas espécies do vegetal, que conta com mais de 2 mil variedades.

Na Alimentação

As sementes são geralmente consumidas em sopas, temperadas com sal ou açúcar, cozidas em panelas de barro, com pimentão e queijo ou como bebida refrescante. As folhas tenras como verduras, e nas sopas. Quinua é indicada para os que adotam uma dieta vegetariana, além de ser excelente para crianças, atletas, grávidas e lactantes. Como não contém glúten, pode ser consumida por aqueles que têm intolerância a essa proteína, servindo como substituto do trigo em receitas de pães, macarrão, biscoitos e farinhas. A quinua é encontrada em grãos, em flocos, e na forma de farinha; podendo ser adicionada às sopas, saladas, bolos, bolinhos e vitaminas com frutas. Dá ótimos resultados tanto em receitas doces quanto em salgadas.

Gillian Mc Keith, autora do livro “Você é o que você come”, afirma que a quinua “é uma proteína completa e mais fácil de digerir do que a proteína da carne”. O médico nutrólogo, Edson Credidio, diz que a quinua “é comparada ao leite materno e apresenta praticamente o dobro de proteínas das encontradas no milho e no arroz”.

Na Saúde

A QUINUA É INDICADA NO TRATAMENTO DA ANEMIA, PROBLEMAS URINÁRIOS E DE FÍGADO, TUBERCULOSE, DESNUTRIÇÃO CRÔNICA E OSTEOPOROSE. ATUA NA REDUÇÃO DE DANOS GASTRINTESTINAIS, NA MELHORA DA IMUNIDADE, NA REGULAÇÃO DAS FUNÇÕES CARDIOVASCULARES E COMO NORMALIZADOR DA PRÓSTATA E ÓRGÃOS REPRODUTORES MASCULINOS. SEU CONSUMO É INDICADO PARA VEGETARIANOS, DIABÉTICOS, GRÁVIDAS E LACTANTES. FUNCIONA, AINDA COMO LAXANTE, AINTIESPASMÓDICO E DIURÉTICO.

A quinua contém mais lisina que a soja, o milho, o trigo e o leite, e, por isso, é indicada para crianças e adolescentes em fase de crescimento. Está, também, relacionada ao desenvolvimento da inteligência, rapidez de reflexos e outras funções como a memória e aprendizagem.

Vale ressaltar que a Quinua Real tem boas doses de triptofano, outro aminoácido importante, porque está ligado à produção de serotonina na massa cinzenta. Como a substância tem a ver com a sensação de ânimo e de bom humor, é provável que o consumo regular da Quinua Real ajude a espantar a fadiga e a depressão. Contém ainda 204,2 mg/g de magnésio tranqüilizante natural, que mantém o equilíbrio energético nos neurônios e atua sobre a transmissão nervosa, mantendo o sistema nervoso equilibrado.
Os pesquisadores estão tentando descobrir se a quinua também possui os chamados fitoestrógenos, que atuam no organismo como certos hormônios que teriam a função de amenizar os efeitos da menopausa. Algumas pesquisas realizadas com mulheres nativas da região do plantio, e que têm na quinua sua principal fonte de alimentação, mostraram que elas são menos vulneráveis à osteosporose, embora ainda não haja estudos que comprovem a presença da substância no cereal.

Além dos benefícios às mulheres e crianças, os atletas têm neste alimento um grande aliado. A lisina está relacionada ao desenvolvimento da inteligência, dos reflexos e da capacidade de aprendizagem e memória. Para os atletas, o seu valor protéico ajuda na recuperação dos músculos, responsáveis pelo rendimento e a elasticidade das fibras musculares, auxiliando na recuperação de tecidos e células, e ainda estimulam a produção de enzimas e hormônios. O fato de conter pouco colesterol e gorduras, mas possuir um alto valor calórico, faz da quinua a alimentação perfeita para o corpo manter-se nutrido durante exercícios pesados ou dietas intensivas. Como favorece a elasticidade das fibras musculares, é recomendada também a pacientes portadores de torcicolos e contusões.

Pode-se acrescentar, ainda, a PREVENÇÃO DE CÂNCER DE MAMA, OSTEOPOROSE E PROBLEMAS CARDÍACOS, MELHORA DA IMUNIDADE, DA APRENDIZAGEM E DA MEMÓRIA E RECUPERAÇÃO DE TECIDOS, ENTRE MUITOS OUTROS. POR ISSO, ELA É UTILIZADA EM TRATAMENTOS DE CÂNCER.

Na América do Sul, a saponina removida da quinua é usada como detergente para lavar roupa e como um anti-séptico para tratar feridas na pele.

A quinua tem um excepcional valor nutritivo, com grandes quantidades de carboidratos, proteínas, e um excelente balanço de aminoácidos essenciais. Ela detém todos os atributos do arroz, podendo, neste caso, tornar-se uma alternativa alimentar.

“O valor protéico da quinua real é superior ao dos demais cereais. As sementes contêm 23% de proteínas e grande quantidade de vitaminas, tais como B1, B2, B3, B6, C e E. É rica também em minerais como o ferro (9,5 mg/100 g), o fósforo (286 mg/100 g) e o cálcio (112 mg/100 g). Da mesma forma, o valor calórico está calculado em 350 Cal/100gr, o que faz da quinua um alimento apropriado para áreas altas e épocas mais frias.”

“A composição de aminoácidos essenciais confere à planta um elevado valor biológico, comparável, somente, ao leite e ao ovo. Este valor biológico é medido segundo a quantidade de proteínas absorvidas pelo organismo por cada 100g do produto ingerido. O índice da quinua é igual a 75 (por 100 g), do ovo 95, do leite 72, do trigo 60, e do milho 44. Essas proteínas atuam para um melhor rendimento e elasticidade das fibras musculares que auxiliam na recuperação de tecidos e células e estimulam a produção de hormônios e enzimas.”

A quinua real é considerada a variedade mais rica da quinua. É rica em proteínas (23% de sua composição). Possui todos os vinte aminoácidos de que o corpo necessita, incluindo, os dez essenciais que não são produzidos por nosso organismo (como a metionina e a lisina), que melhora a imunidade, a capacidade de aprendizagem e a memória. Nenhum alimento de origem vegetal tem tanta proteína.

Se considerarmos apenas o valor protéico, a quinua mostra-se ainda mais vantajosa do que outros alimentos ricos em proteína. Pesquisas recentes evidenciam que tem mais potencial ao crescimento humano do que o leite, por exemplo. O valor protéico mais alto (95) corresponde ao do ovo, o que significa que a cada 100g de proteínas ingeridas, 95 são assimiladas. Na quinua, o índice é de 75; a carne tem 60; o leite, 72; o trigo, 60, e o milho, 44. A quinua real ainda é rica em ômega 3 e 6, vitaminas A, B6 e B1 (e, em menores quantidades, as E e C) e minerais como o ferro, o fósforo e o cálcio. É considerada melhor do que a soja por seu equilíbrio nutricional. Tem baixo índice de colesterol e o seu valor calórico é alto: 347kcal para cada 100g, o que a faz ser indicada para atletas. (Gabriela Marques, médica ortomolecular)

Informações Práticas

A Quinua Real (empresa) recebe o cereal já totalmente pronto no Brasil e, da mesma forma, a distribue. Mas o grão pode ser consumido de maneiras diferentes, que variam de acordo com a criatividade de cada um.

A quinua pode ser preparada de muitas maneiras. Pode ser cozida da mesma forma que o arroz, com o grão inteiro ou moído, doce ou salgado, frio ou quente, como comida ou bebida.

Ao ser utilizada como arroz, deve-se colocar o sal sempre depois de cozido. Desta forma, pode tornar-se um saboroso quinua frito, quinua com leite (como se fosse arroz com leite) ou sopa de quinua.

A quinua em flocos pode ser consumida como qualquer outro cereal, com musli, com iogurtes ou em vitaminas feitas em casa.

Pode ser preparada como o arroz (doce ou salgado): leva-se ao fogo por 15 minutos, com o dobro da quantidade de água, e o tempero fica por sua conta.

Pode ser usado como substituto do trigo na preparação de um tabule.

Antes de cozinhar, a quinua deve ser lavada para tirar o sabor amargo da sua camada externa de pó resinoso, chamada saponina. Ao lavar os grãos na água, a saponina forma “espuma”.

Comparativo com outros alimentos:

Componente Quinua Arroz Milho Trigo Aveia Centeio Cevada
Proteína
g/100g
14.16 7.69 10.67 11.72 8.20 10.40 9.50
Gordura
g/100g
5.73 2.20 4.30 2.08 5.60 1.20 1.60
Carboidrato
g/100g
59.85 81.30 69.58 70.75 62.60 68.90 73.80
Fibra g/100g 5.10 0.05 1.68 2.65 8.70 3.40 1.70
Ferro mg/g 10.90 2.60 0 3.30 5.30 5.80 3.70
Cálcio mg/g 66.60 23 150 43.70 88 54 38

Colaboração de:

Nutrologia/Alimentos/Nutrição

Publicado por: Dra. Shirley de Campos

www.nutricaoenoticias.com.br

Leave a Reply

Close Menu

Atendimento Online e Presencial

Orientação nutricional:
Onívoros
Veganos
Vegetarianos

Medicina Tradicional Chinesa

Terapia Floral
Fitoterapia
Aromaterapia

Entre em contato: